Mulheres expulsaram quatros rapazes que entraram no vagão exclusivo do metrô do Distrito Federal, na noite dessa quarta-feira (29). Vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que os jovens são retirados do vagão, exclusivo para mulheres e pessoas com deficiência.

A gravação foi feita na estação Galeria, após o show gratuito da cantora Marília Mendonça, na Torre de TV. Entre as mulheres que expulsaram os rapazes estava uma policial militar de folga.

Nas imagens, a soldado Cely Farias, de 34 anos, aparece tirando um dos jovens do trem. Ao G1, ela explicou que não estava armada e não se identificou como militar.

“Agi como cidadã. Ser policial só me ajudou a não ter medo. Apesar de ter agido sozinha, eu tinha centenas de mulheres ao redor.”

Em nota, a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), informou que o carro exclusivo para mulheres e pessoas com deficiência foi adotado em 2013. A Companhia explicou que a lei não prevê punição aos infratores.

Os agentes do Metrô-DF fazem abordam homens que não se enquadram na legislação, de forma educativa. Ainda de acordo com o Metrô-DF, “quando há flagrante de desrespeito, o usuário é convidado a se retirar e, se houver resistência, ele é retirado do carro, pode ser encaminhado à Delegacia de Polícia e responder por crime de desobediência”.