Viúva que negociava a venda de armas do CV destinadas à Bahia é presa em operação

Subiu para 30 o número de pessoas presas nesta segunda-feira (15/12) durante a Operação Costa Segura, que mira integrantes do Comando Vermelho (CV) no Sul da Bahia e nos estados do Rio de Janeiro e Paraíba. Entre os detidos está Kananda Hemerly Moreira, 29 anos, viúva, apontada como responsável por negociar a venda de armas e drogas do CV destinadas à Bahia.

Publicidade

Segundo aapuração do Informe Baiano, Kananda, que era mulher de um dos chefes da facção, teria assumido funções estratégicas dentro do grupo criminoso. Ela foi localizada na manhã de segunda-feira, na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, após o trabalho de investigação apontar seu paradeiro. Antes disso, a jovem trocava constantemente de endereço para não ser encontrada pelos policiais.

Ela chegou a vender uma pistola calibre 9 milímetros por cerca de R$ 10 mil, sem efetuar a entrega do armamento.

As últimas prisões da Operação Costa Segura ocorreram na Bahia. As investigadas, que possuíam mandados de prisão preventiva por envolvimento com a venda de entorpecentes, foram localizadas na região de Praia Grande, no município de Uruçuca, e na cidade de Ilhéus.

A operação tem como objetivo desarticular os núcleos operacional e financeiro da facção criminosa, que atua em parceria com uma organização criminosa do Rio de Janeiro.

As investigações tiveram início após a prisão de uma liderança da facção. Participaram da ação equipes das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Bahia, Ilhéus e Paraíba, além do Comando de Policiamento Regional Sul (CPR-Sul), da Diretoria Regional de Polícia do Interior (DIRPIN-Sul) e da Secretaria de Administração Prisional (SEAP).