Subiu para 30 o número de pessoas presas nesta segunda-feira (15/12) durante a Operação Costa Segura, que mira integrantes do Comando Vermelho (CV) no Sul da Bahia e nos estados do Rio de Janeiro e Paraíba. Entre os detidos está Kananda Hemerly Moreira, 29 anos, viúva, apontada como responsável por negociar a venda de armas e drogas do CV destinadas à Bahia.
Segundo aapuração do Informe Baiano, Kananda, que era mulher de um dos chefes da facção, teria assumido funções estratégicas dentro do grupo criminoso. Ela foi localizada na manhã de segunda-feira, na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, após o trabalho de investigação apontar seu paradeiro. Antes disso, a jovem trocava constantemente de endereço para não ser encontrada pelos policiais.
Ela chegou a vender uma pistola calibre 9 milímetros por cerca de R$ 10 mil, sem efetuar a entrega do armamento.
As últimas prisões da Operação Costa Segura ocorreram na Bahia. As investigadas, que possuíam mandados de prisão preventiva por envolvimento com a venda de entorpecentes, foram localizadas na região de Praia Grande, no município de Uruçuca, e na cidade de Ilhéus.
A operação tem como objetivo desarticular os núcleos operacional e financeiro da facção criminosa, que atua em parceria com uma organização criminosa do Rio de Janeiro.
As investigações tiveram início após a prisão de uma liderança da facção. Participaram da ação equipes das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Bahia, Ilhéus e Paraíba, além do Comando de Policiamento Regional Sul (CPR-Sul), da Diretoria Regional de Polícia do Interior (DIRPIN-Sul) e da Secretaria de Administração Prisional (SEAP).



