10 filmes e série que lembram a trajetória de fuga de Lázaro Barbosa

A saga pela procura de Lázaro Barbosa já completa o 12º dia. Com quase 300 policiais em sua busca, Lázaro tem sobrevivido à caçada em esconderijos impensados, como grutas e buracos em uma mata que abrange Cocalzinho de Goiás e os distritos de Edilândia e Girassol, seguindo para Águas Lindas de Goiás. Apesar de estar cercado pelas forças de Segurança de Goiás, Distrito Federal e por agentes da Força Nacional, e de ter sido visto algumas vezes, o homem conseguiu escapar. Invadindo casas da região para se alimentar na calada da noite e deixando rastros pela floresta, como panos sujos de sangue que levantam suspeitas de estar machucado, cada dia que passa os agentes se veem mais perto de capturá-lo.

Com a intenção de trazer ação da caçada dos noticiários e do cinema para a sua noite de sexta, o Bahia Informa 24h lhe traz 10 indicações de filmes e série. Confira:

Cena do filme Rambo, de 1982 | Foto: Reprodução

Rambo (Ted Kotcheff, 1982)

Protagonizado por Sylvester Stallone – e considerado um dos maiores filmes de sua carreira –, Rambo é baseado no livro homônimo do autor David Morrell, publicado em 1972. O longa retrata a história de um veterano da Guerra do Vietnã, Rambo, que é preso injustamente pelo xerife Teasle (Brian Dennehy). Ao fugir, o protagonista acaba promovendo uma guerra contra toda a cidade, instaurando o pânico e a destruição. Caracterizado como um filme de guerra, que conta com cenas de perseguição intensas, a floresta e a selva, local onde Rambo se esconde, se tornam um cenário comum e familiar ao personagem.

É possível assistir o filme de Ted Kotcheff pelo Google Play Filmes ou Youtube.

Cena do filme Prenda-me se for capaz, de 2002 | Foto: Reprodução

Prenda Me Se For Capaz (Steven Spielberg, 2002)

Pertencente aos gêneros de comédia e dramático-biografia, o longa é estrelado por Leonardo DiCaprio e Tom Hanks e baseado na autobiografia de Frank W. Abagnale Jr., um consultor de segurança americano que ficou conhecido nos Estados Unidos por seu histórico de falsificador de cheques e impostor. Durante seus 141 minutos, Prenda-me se for capaz mostra a vida de Frank Abagnale Jr. Em forma de flashbacks. Considerado mestre na arte do disfarce, com apenas 18 anos Frank consegue se passar por médico, advogado, co-piloto e passa a praticar golpes milionários, que fazem com que se torne o ladrão de banco mais bem-sucedido da história dos Estados Unidos. Com o passar do tempo e do acúmulo e golpes, o protagonista chama a atenção do agente do FBI, Carls Hanratty, que num jogo de gato e rato faz de tudo para tentar encontrá-lo e capturá-lo. Na 75ª edição do Oscar, Prenda-me se for capaz teve sua trilha sonora indicada na categoria de melhor trilha sonora original.

Você pode assistir o filme através dos streamings Netflix e Amazon Prime Video.

Cena da série Prison Break | Foto: Reprodução

Prision Break (Paul Sheuring, 2005 – 2017)

Com cinco temporadas, Prison Break: Em Busca da Verdade é uma série de televisão norte-americana que originalmente foi transmitida pela FOX entre os anos de 2005 e 2009. Na série, você conhece a história de Lincoln Burrows, que foi sentenciado à morte por cadeira elétrica após ter sido acusado de matar o irmão da vice-presidente dos Estados Unidos. Na história, o irmão do protagonista, Michael Scofield, é um engenheiro civil e bola um plano para resgatar Lincoln da cadeia, antes que este seja executada. Para cumprir com seu plano, Michael tatua o mapa da prisão de forma camuflada em seu corpo e assalta um banco, para que consiga ser enviado à Penitenciária Estadual de Fox River, mesmo local em que seu irmão está. Já na prisão, no entanto, as coisas não seguem um rumo tão simples como o esperado, já que Michael se vê na necessidade de fazer alianças com presidiários de alta periculosidade – como pedófilos, e ex-chefes de máfia – para conseguir colocar seu plano em prática. Enquanto isso, do lado de fora da prisão, a ex-namorada de Lincoln e advogada, Veronica Donovan, faz o possível para tentar inocentá-lo. No fim das contas, é descoberta uma grande conspiração que envolve um grupo de empresas multinacionais e o próprio governo estadunidense, por trás da sentença que os personagens tanto tentam evitar que seja concretizada.

Atualmente, a série está disponível no streaming Amazon Prime Video.

Cena do filme O Fugitivo, de 1993 | Foto: Reprodução

O Fugitivo (Andrew Davis, 1993)

Estrelado por Harrison Ford e Tommy Lee Jones, o longa-metragem conta a história do cirurgião, Richard Kimble, que é condenado injustamente à morte pelo assassinato de sua esposa, Helen Kimble. Após Richard conseguir escapar enquanto sobre um acidente a caminho do presídio em que ficaria até sua execução, passa a ser perseguido por uma equipe do Serviço de Delegados dos Estados Unidos, que é comandada por Samuel Gerard. Durante a fuga, no entanto, Kimble consegue entrar em um hospital, cuidar de seus ferimentos e mudar sua aparência. Mesmo ao ser encurralado por Gerard, o protagonista consegue retornar à Chcado para caçar o verdadeiro assassino de sua esposa e encontrar provas que determinem sua inocência. O filme de ação policial foi indicado a sete Oscars e venceu em Melhor Ator Coadjuvante, com Jones.

É possível encontrar o filme dirigido por Andrew Davis para assistir, no Amazon Prime Video.

Cena do filme U.S Marshals: Os Federais, de 1998 | Foto: Reprodução

U.S Marshals: Os Federais (Stuart Baird, 1998)

Com 131 minutos, o filme do gênero policial é protagonizado por Tommy Lee Jones, novamente como o delegado federal Samuel Gerard, que é escalado para acompanhar um vôo cheio de prisioneiros. Passageiro da aeronave, Mark Sheridan (interpretado por Wesley Snipes), que é acusado de duplo assassinato, sofre uma tentativa de homicídio que provoca a queda do avião. Mark, então, aproveita a oportunidade para fugir, e o delegado federal decide recapturá-lo. No longa, as cenas de ação são contínuas e frenéticas.

É possível assistir o longa através do Google Play Filmes ou Youtube.

Cena do filme Um sonho de liberdade, de 1995 | Foto: Reprodução

Um sonho de liberdade (Frank Darabont, 1995)

Baseado na novela de Stephen King “Rita Haywoth and Shawshank Redemption”, o filme é estrelado por Tim Robbins e Morgan Freeman e narra a história de um banqueiro, Andy Dufresne, que é sentenciado à prisão perpétua por assassinar sua esposa e o amante. Na trama, que se passa em Porrtland, Maine, em 1947, Andy faz amizade com o detento e contrabandista Ellis Boyd Redding, também conhecido por “Red”. Na prisão, Andy é regularmente assediado e estuprado enquanto trabalha na lavanderia da prisão por uma gangue de detentos chamada de “As Irmãs” e seu líder Bogs Diamond. Após se oferecer para fazer um favor ao capitão dos guardas, Byron Hadley, este espanca o líder da gangue, que é transferido para outra prisão e faz com que Andy não seja mais importunado. Com esse movimento, no entanto, Andy acaba se tornando peça-chave do esquema de lavagem de dinheiro organizado pelo diretor da prisão, Samuel Norton.

O longa pode ser encontrado nas plataformas Google Play Filmes ou Youtube.

Cena do filme Alcatraz, de 1979 | Foto: Reprodução

Alcatraz (Don Siegel, 1979)

O suspense dramático do fim da década de 70 é uma adaptação do livro homônimo de J. Campbell Bruce e é estrelado por Clint Eastwood. Baseado em história real, a trama gira em torno da fuga de Frank Morris da prisão da Ilha de Alcatraz, localizada na Baía de São Francisco. Na trama, quando Morris chega à Penitenciária Federal de Alcatraz, é recebido pelo diretor da prisão. Ele acaba se tornando inimigo de um estuprador chamado Wolf, que após assediar o protagonista no chuveiro, tenta atacá-lo com uma faca no pátio da prisão. Ao longo do filme, Morris acaba percebendo que o concreto ao redor do duto de ventilação de sua cela está apodrecendo e pode ser quebrado. Passa-se, então, a ser elaborado um plano de fuga por Morris e os Anglin e Butts, que cavam um buraco ao redor do tubo de ventilação de suas celas. No dia em que decidem colocar a fuga em prática, Butts desiste na última hora e permanece em sua cela, mas no final se junta aos demais, que escala, o duto de ventilação e chegam até o telhado. Após o trio efetivar a fuga, pela água, os policiais descobrem o ato e iniciam uma incessante busca pelos prisioneiros na Baía de São Francisco.

O longa está disponível no Telecine e no Amazon Prime Video.

Cena do filme Conde de Monte Cristo, de 2002 | Foto: Reprodução

Conde de Monte Cristo (Kevin Reynolds, 2002)

Baseado no romance clássico homônimo de Alexandre Dumas, o longa-metragem foi lançado em 2002 e pertence ao gênero drama romântico. Estrelado por Jim Caviezel, Guy Pearce e Richard Harris, o filme conta a história do marinheiro Edmond Dantes, que planeja se casar com Mercedes. Seus planos, no entanto, são interrompidos quando seu melhor amigo Fernand passa a desejar Mercedes para si e o trai, fazendo com que Dantes seja preso. O protagonista, então, permanece na prisão da ilha do Castelo de I por treze anos, período em que alimenta constantes pensamentos de vingança contra os que tramaram contra ele, Edmond conhece um outro preso, e juntos os dois homens encaram uma corajosa missão de tentar escapar da prisão e se tornar o poderoso Conde de Monte Cristo.

Cena do filme Fuga de Sobibor, de 1987 | Foto: Reprodução

Fuga de Sobibor (Jack Gold, 1987)

As quase três horas do longa-metragem retratam a história de um grupo de prisioneiros que consegue escapar de Sobibor, um campo de concentração da Polônia conhecido como “máquina de morte”, em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. Para que a fuga seja concretizada, os poucos judeus que conseguiram escapar tiveram que matar dezenas de oficiais e guardas nazistas. O filme é uma obra adaptada do livro de Richard Rashke e é estrelado por Alan Arkin, Rutger Hauer e Joanna Pacula.

Cena do filme Papillon, de 1973 | Foto: Reprodução

Papillon (Franklin J. Schaffner, 1973)

O longa dramático é estrelado por Steven McQueen e é baseado na autobiografia do condenado francês Henri Charrière. Assim, o filme narra a história de Henri, um arrombador de cofres que era apelidado de Papillon, devido a tatuagem de borboleta que tinha em seu peito. Em 1933, o protagonista é injustamente condenado à prisão perpétua pelo assassinato de um cafetão, na Guiana Francesa. As regras da rígida prisão são claras e determinam que todos os que tentam fugir ganham uma punição de dois anos de solitária. No entanto, Papillon, ao conhecer do fraudador condenado, Louis Dega, promete o proteger em troca do financiamento de sua fuga que passa a planejar a todo custo. Logo, outros prisioneiros se juntam ao plano, mas apenas Henri, seu colega Maturette e Dega conseguem escapar, se dirigindo para Honduras. A fuga, no entanto, não para por aí, quando os amigos de Papillon são capturados por soldados e ele é novamente levado à Guiana, onde é condenado a mais cinco anos de solitária.