Na tentativa de potencializar a queima de gordura com a dieta low carb, fica a dúvida de quais alimentos manter em maior proporção no menu.

Primeiramente, é necessário frisar que o carboidrato não é um vilão. Esse macronutriente fornece energia ao organismo, tornando-se peça fundamental para uma vida com qualidade. Ainda assim, focar em ingredientes e receitas com maior teor de proteínas e com baixas calorias é sempre uma estratégia eficiente para emagrecer.

A grande sacada de uma boa dieta baixa em carboidratos é priorizar o consumo dos que têm ótima qualidade, deixando de lado aqueles com baixo valor nutricional.

Para começar, priorize os carboidratos minimamente processados e, ainda, os que apresentam bastante fibras. Assim, você consegue comer um maior volume, sentindo-se mais satisfeito. A dieta, dessa forma, fica mais prazerosa.

Alguns exemplos são:

Alface e folhas verde-escuras

Esse tipo de vegetal pode ser consumido à vontade devido à alta quantidade de vitaminas e minerais. Quando inseridos antes das refeições, dão saciedade e evitam exageros.

Ovos

Se preparado sem adição de manteiga e itens calóricos, o ovo não acrescenta tantas calorias, além de conter gorduras benéficas e proteínas. Cada unidade cozida tem aproximadamente 70 calorias.

Morango

Rico em nutrientes como folato e compostos fenólicos que ajudam a reduzir inflamações, o morango pode ser consumido em boas quantidades. Cerca de 100g do alimento conta com apenas 30 calorias. Assim como as folhas verdes, também é riquíssimo em fibras.

Feijão

Diferentemente do que muitos imaginam, o feijão não tem quantidades consideráveis de carboidratos. Boa parte dos carboidratos desse alimento são fibras, que além de não serem absorvidas, fornecem bastante saciedade. O feijão ainda contém proteínas e é um excelente aliado ao emagrecimento.

Abobrinha

Esse é mais um vegetal para ficar de olho e colocar no prato sem moderação. Ele não tem calorias significativas e é baixíssimo em carboidratos — por outro lado, conta com minerais essenciais para o bem-estar.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Metrópoles