Para bronzear mais rápido deve-se tomar sol com protetor solar adequado para o tipo de pele, fazer uma alimentação rica em betacarotenos e hidratar muito bem a pele diariamente. Estes cuidados devem ser iniciados antes de tomar sol e mantidos ao longo do tempo em que se está exposto ao sol.

Além disso, também é possível bronzear rapidamente através de técnicas artificiais, como passar um creme autobronzeador ou fazer bronzeamento com spray a jato, por exemplo.

Dicas para bronzeamento rápido
Para obter um bronzeamento rápido, bonito e natural, devem-se seguir as dicas:

1. Fazer uma alimentação rica em betacarotenos

A alimentação tem muita influência no bronzeado, porque contribui para a produção de melanina, que é um pigmento natural que dá cor à pele, deixando-a mais bronzeada.

Para isso, pode-se tomar um suco com 3 cenouras e 1 laranja, todos os dias, cerca de 3 semanas antes da exposição solar e durante o período de exposição ao sol e consumir alimentos ricos em betacaroteno e outros anti-oxidantes, como tomate, damasco, morango, pitanga ou manga, por exemplo, 2 a 3 vezes ao dia, pelo menos 7 dias antes da 1ª exposição solar. Estes alimentos ajudam a combater os radicais livres, protegendo a pele do envelhecimento precoce.

2. Fazer uma esfoliação da pele

Fazer uma esfoliação de todo o corpo cerca de 3 dias antes de tomar sol, ajuda a remover as células mortas, a eliminar as manchas e a estimular a circulação, preparando o corpo para um bronzeado mais uniforme e duradouro.

Após a exposição solar, pode-se fazer uma esfoliação suave,1 vez por semana, de forma a manter a pele macia e o bronzeado regular e uniforme. Saiba como fazer um esfoliante caseiro.

3. Tomar sol com protetor solar

Para bronzear com mais segurança, é importante tomar sol antes das 10 e depois das 16 horas, aplicando filtro solar adequado ao tipo de pele, para protegê-la dos raios solares que são nocivos para a pele.

A aplicação do protetor não impede o bronzeamento e, pelo contrário, prolonga-o porque mantém as células saudáveis e a pele hidratada, evitando a descamação. Estes produtos devem ser aplicados cerca de 20 e 30 minutos antes da exposição solar e reaplicados, normalmente, a cada 2 ou 3 horas, especialmente se a pessoa transpirar ou entrar na água.

4. Hidratar e nutrir a pele

Para que o bronzeado se mantenha por mais tempo, deve-se aplicar um creme hidratante após o banho, diariamente, reforçando a aplicação nos dias em que se toma sol, de forma a prevenir a desidratação da pele e a descamação.

Saiba como preparar um creme hidratante caseiro para pele seca.

5. Usar autobronzeador

Para bronzear rapidamente, também se pode passar em todo o corpo um creme autobronzeador ou fazer jet bronze através de spray jato. O uso de autobronzeador é eficaz, pois possui DHA, que é uma substância capaz de reagir com os aminoácidos presentes na pele, resultando em um componente que garante a cor mais bronzeada à pele.

A utilização destes produtos ajuda a manter a pele dourada e hidratada, sem se correr os riscos causados pela exposição solar, como o envelhecimento precoce da pele ou surgimento de câncer. Geralmente, os autobronzeadores não possuem contraindicações, no entanto, é importante saber se a pessoa possui alergia a algum dos constituintes do produtos ou se está a fazer tratamento com ácido, pois nestes casos não devem ser usados.

Outro fator que se deve ter em consideração durante a utilização destes produtos, é que se não forem aplicados uniformemente, podem manchar. Saiba como aplicar o autobronzeador sem manchar a pele.

Como fazer um autobronzeador caseiro
Outra forma simples de conseguir um bronzeado sem que a pessoa tenha que se expor ao sol, é passar um autobronzeador caseiro preparado com chá preto. A pele ficará com um tom mais escuro, dando o aspecto de bronzeado de praia.

Ingredientes:

250 mL de água;
2 colheres (de sopa) de chá preto.
Modo de preparo:

Colocar a água para ferver, adicionar o chá preto e deixar ferver por mais 15 minutos. Apagar o fogo, e deixar descansar por 5 minutos. Coar e colocar o chá num recipiente de vidro, com tampa e deixar repousar por 2 dias. Com a ajuda de um disco de algodão, umedecer a pele com um pouquinho do chá e deixar secar naturalmente.

O que não se deve fazer para bronzear mais rápido.

Passar na pele coca-cola, limão ou aplicar óleo sem proteção solar, por exemplo, enquanto se toma sol, não ajuda a bronzear mais rápido, apenas queima a pele e põe em risco a saúde da pessoa. Os ingredientes que fazem parte da composição da coca-cola, o ácido cítrico do limão ou o óleo, queimam a pele, dando a falsa impressão de estar mais bronzeada, mas não favorecem a formação da melanina, que é o pigmento natural da pele, que lhe confere um tom mais escuro.

Informe Brasil