1) Distúrbios hormonais

Sabendo que a produção de hormônios está diretamente ligada à ovulação, o doutor orienta as mulheres a fazer periodicamente seus exames ginecológicos, para acompanhar as taxas hormonais de perto.

2) Endometriose

A endometriose é uma das principais causas da infertilidade, isso porque, nela, o endométrio acaba revestindo outros órgãos além do útero.

3) Síndrome dos ovários policísticos

Os Ovários Policísticos, se caracteriza pelo desenvolvimento de cistos que aumentam o tamanho dos ovários. De acordo com pesquisas, essa doença atinge pelo menos 7% das mulheres em idade reprodutiva.


4) Mioma uterino

Mais uma das causas da infertilidade feminina é o surgimento de mioma uterino. Ele é um tumor benigno que se desenvolve no útero. O Mioma uterino surge nas camadas musculares e cresce tanto por dentro como por fora do útero.

5) Uso prolongado de anticoncepcionais

O uso prolongado de anticoncepcionais é um importante fator de infertilidade. Algumas mulheres precisam ficar até mais de um ano sem tomar qualquer tipo de medicamento do gênero para conseguirem engravidar. Já outras, precisam buscar alternativas, como a fertilização in vitro.

6) Alterações tubárias

Mais uma das causas da infertilidade feminina é o surgimento de alterações tubarias. Encurtamentos, deformações e obstruções nas tubas afetam diretamente a concepção. Elas podem aumentar em até 35% a taxa de infertilidade.

7) Doenças sexualmente transmissíveis

As DSTs, como a Clamídia e a Gonorreia, afetam não somente o aparelho reprodutor da mulher, mas também na saúde como um todo.

8) Causas genéticas

Muitas mulheres já têm uma pré-disposição genética.