“A gente vai viver um dia histórico”, diz Léo Prates sobre retomada das atividades

O secretário de Saúde de Salvador definiu que esta sexta-feira (24) será um “dia histórico” para a capital baiana com a ativação da primeira fase de retomada das atividades econômicas. A afirmação do titular da Saúde ocorreu durante entrevista ao programa Balanço Geral, apresentado por José Eduardo, na Record Itapoan. “A gente vai viver um dia histórico com a reabertura de algumas atividades”, disse Prates.

Na tarde desta quinta-feira (23), o prefeito ACM Neto anunciará oficialmente a reabertura das atividades econômicas, religiosas e culturais na cidade. A medida ocorre cinco dias após a taxa de ocupação de leitos de UTI ficar abaixo dos 75% em Salvador. Shoppings e igrejas estarão autorizados a reabrir as portas seguindo protocolos gerais e específicos.

Questionado sobre uma evental menor taxa de contaminação por coronavírus nas praias da capital em comparação com shoppings e transporte público, Léo Prates disse que as decisões são tomadas a partir da capacidade de fiscalização da prefeitura. “Discordo dessa visão de que isso contamina mais do que aquilo. O problema é o número de pontos de contaminação que você vai ter e onde consegue fiscalizar”, pontuou.

O titular da Saúde disse ainda que há uma possibilidade de reabertura das praias na fase dois, quando a ocupação cair a 70%. “A minha opinião como cidadão é de que se faça a retomada das praias em conjunto com academias e atividades esportivas. Hoje quem nos critica pela retomada da economia criticaria também se tivéssemos corpos acumulados em UPAs e pessoas morrendo doentes. Saúde pública se faz em conjunto”, concluiu.

Bnews