Saiba-o-que-diz-a-lei

 

Todo mundo sabe que usar o celular no trânsito é uma infração do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Afinal de contas, representa risco para a população. Além do condutor, os passageiros, outros motoristas e os pedestres podem sofrer um acidente. Mas, os brasileiros continuam com este péssimo hábito mesmo assim.

Nos casos de motoristas de aplicativos, por exemplo, eles têm a necessidade de manusear o celular enquanto dirigem. A prática é para mudar rotas no GPS, aceitar ou recusar corridas. Então, os motoristas acabam usando um suporte para que não precisem segurar o aparelho. É possível manuseá-lo enquanto se dirige.

Mas afinal de contas, a prática é considerada uma infração pelo CTB? Continue lendo esta matéria para saber o que a legislação de trânsito diz sobre o tema.

Saiba-o-que-diz-a-lei
Posição sobre uso de celular no carro pode gerar duas interpretações – Marcelo Camargo/Agência Brasil

Eu posso ser multado por usar celular no suporte do carro?

Antes de mais nada é importante entender o que o CTB diz sobre o uso de celular no carro. Como já disse antes, a prática pode colocar a vida de muitas pessoas em perigo. Portanto, o artigo 252 do documento trata do tema. De acordo com a lei, é proibido segurar e manusear o aparelho durante a condução de um automóvel. Caso isso seja causado, o condutor comete uma infração gravíssima e deverá pagar uma multa de R$ 293,47. Além do mais, recebe 7 pontos em sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

A verdade é que este artigo pode ser interpretado de duas formas, de acordo com juristas. Alguns consideram que usar o celular durante o carro, mesmo no suporte, é infração e pode gerar multa. Afinal, o motorista está manuseando o aparelho. Por outro lado, existem os que dizem que, como o condutor não está segurando o aparelho, ele não está cometendo nenhuma infração. A Justiça ainda não tem uma posição clara sobre o tema.

É difícil definir o que é manusear o aparelho. No caso de um motorista de aplicativo, por exemplo, que aceita uma corrida. Ele não está segurando o aparelho e apenas deu um toque em seu telefone, por conta de seu trabalho. O tema ainda gera grandes debates no meio jurídico.

Mas, é sempre bom se prevenir. Para que não existam várias interpretações, o recomendado é parar o carro para manusear o aparelho, mesmo que ele esteja fixado. Atualmente, a maioria dos dispositivos pode ativar ou desativar funções pelo comando de voz. Uma opção pode ser utilizada nestes casos. Por fim, utilize o dispositivo fixado no para-brisa ou painel dianteiro.

Entenda o sistema de pontuação da CNH

Usar o celular no carro é uma infração gravíssima, como já explicado. Caso a pessoa tenha duas infrações gravíssimas, perde sua CNH com apenas 20 pontos. Se ela tiver uma, o documento é suspenso com 30 pontos. Por fim, com nenhuma infração gravíssima, o condutor só perde uma carteira com 40 pontos.

Vale ressaltar que:

  • Infração gravíssima é de 7 pontos;
  • Infração grave é de 5 pontos;
  • Infração média é de 4 pontos;
  • A infração leve é ​​de 3 pontos.