Em um vídeo recente postado em suas redes sociais, o influenciador policial baiano e host do Alfa 11 Podcast , “Soldado Matos”,  emitiu um alerta preocupante sobre o uso de camisas de time na Bahia. Segundo ele, a escolha de vestimentas esportivas pode colocar os cidadãos em risco de vida devido às associações feitas por facções criminosas locais.

No vídeo, o influenciador detalha como determinadas camisas de seleções nacionais e clubes de futebol estão sendo usadas por gangues para representar suas afiliações. Ele explica que a facção conhecida como BDM (Bonde do Maluco) tem utilizado camisas das seleções da Argentina, Israel, França, Colômbia, Jamaica e Portugal. Por outro lado, o Comando Vermelho (CV) é frequentemente associado ao uso da camisa do Flamengo.

A mensagem é clara: usar essas camisas em determinadas áreas pode levar a confrontos violentos, podendo resultar em morte ou, no mínimo, na perda da camisa. O influenciador destaca a importância de estar informado e alerta sobre esses códigos não oficiais para evitar entrar em territórios dominados por facções rivais vestindo a roupa “errada”.

Ele finaliza o vídeo incentivando seus seguidores a compartilharem a informação com amigos e familiares desavisados, ressaltando que a conscientização é essencial para a segurança. “Entrar na comunidade errada com a camisa errada pode terminar em morte ou, no mais simples, perdendo a camisa e tomando”, afirma.

Esse alerta serve como um lembrete da complexa realidade enfrentada por muitos na Bahia e a importância de estar atento às dinâmicas locais para garantir a própria segurança.