ALERTA GERAL sobre o inverno pega brasileiros DE SURPRESA


Um alerta geral sobre o inverno foi emitido e pegou os brasileiros de surpresa. A próxima estação do ano vai chegar ao Brasil dentro de algumas semanas. Não apenas ao território brasileiro como também em todo o hemisfério sul. No entanto, há dúvidas sobre como será o inverno, se vai ser muito rigoroso ou não.

É necessário que todos fiquem atentos, porque neste ano de 2023 o inverno estará sob a influência de um aquecimento bastante forte do Oceano Pacífico. Além disso, ainda há a ocorrência do fenômeno El Niño. Embora cada pessoa perceba o clima de uma forma bastante particular, as características de um inverno rigoroso geralmente levam em conta o período úmido, muitas chuvas e, claro, temperaturas baixíssimas.

Saiba se a região onde você mora será atingido pelo frio Marcelo Camargo/Agência Brasil

Afinal, é esperado um inverno muito frio ou não para este ano?

Em linhas gerais, um inverno com muito frio não está sendo esperado para o Brasil neste ano. A cerca de dez dias do início do chamado inverno meteorológico, que vai de junho até o mês de agosto, os modelos de clima estão projetando um cenário com uma temperatura acima da média esperada para o Centro Sul do Brasil.

Mas, como são definidas estas projeções? Elas são aspiradas em alguns supercomputadores que indicam quais são as semelhanças entre os invernos de anos anteriores. Neste caso, dos anos de 2015, 2009 e 2004. Ainda são levadas em consideração algumas variações em torno da quantidade de chuva que serão esperadas.

Veja também: Prepare-se para o FRIO: final de semana promete ser um verdadeiro GELO

Alerta geral sobre o inverno é emitido para algumas regiões do Brasil

Os modelos aplicados na Europa e na América do Norte mostram que existem temperaturas acima da média ou muito acima desta mesma média em áreas como o Brasil Central, o estado de Minas Gerais e também o interior de São Paulo. Estas mesmas projeções são as que sugerem que será uma estação próxima ao inverno ocorrido em 2015, quando houve um El Niño bastante intenso.

Entretanto, é de extrema importância destacar que os modelos climáticos não se tratam de modelos infalíveis. Portanto, é sempre preciso considerar que a natureza pode surpreender – e muito! Mesmo diante de um inverno com temperaturas acima da média, é possível que haja dias de frio intenso em diversas partes do Brasil.

Embora a ocorrência de neve diminua durante o período do El Niño, a natureza também pode surpreender nestes casos. No ano de 1965 houve uma grande nevada no estado do Rio Grande do Sul, mesmo diante de um El Niño bastante forte. Desta forma, é esperado um número bastante baixo de ocorrências de ar polar intenso.

A região Sul do Brasil ainda poderá apresentar um aumento bem significativo no que diz respeito à quantidade de chuvas durante o período, sobretudo na segunda metade da estação. Esta informação é de acordo com a MetSul. Mas, não se esqueça: a natureza pode surpreender.

Saiba mais: Nova onda de frio deve chegar NESTAS regiões do Brasil muito em breve; prepare-se!



Uol