O Fantástico da noite de Domingo,(31) exibiu uma reportagem sobre a falta de informações sobre o vírus do HPV, e trouxe como exemplo a apresentadora Ana Maria Braga.

A comandante do programa Mais Você contou à reportagem que descobriu o câncer na região anal após uma consulta e, consequentemente, compreendeu que foi em decorrência do vírus em 2001.

A doença, que pode ser sexualmente transmissível, não é tratada de forma expansiva nas escolas e até pelos pais de crianças e adolescentes.

Com isso, Ana Maria contou sobre a experiência da doença, como passou pelo processo da cura e a quimioterapia complicada. “Quando eu consegui descobrir o que eu tinha, ele já estava adiantado. E aí eu tinha uma chance mínima de sobrevivência. Então, é muito assustador”, contou.

No bate-papo, a apresentadora aproveitou para enfatizar que as mulheres que são diagnosticadas com a doença, não podem se sentir culpadas.

“Você não tem que se sentir culpado por ter ficado com câncer. Você não tem culpa. Porque você é uma mulher sexualmente ativa. Você é mãe, não tem como ser mãe sem ser sexualmente ativa. Eu acho que a sexualidade tem que ser encarada da forma que ela é. É uma coisa natural, feita da natureza, senão a gente não estaria aqui”, disse.

Jornal Correio da Bahia