O governador Rui Costa (PT) afirmou nesta quarta-feira (24) que a situação na Bahia após ser decretado o toque de recolher será avaliada nos próximos dias e um novo anúncio será feito no próximo sábado (27).

A condição principal estabelecida pelas autoridades é a ocupação dos leitos clínicos e de UTI. O estado chegou a 85% de lotação.

Na semana passada, o governador decretou o toque de recolher das 22h às 05h. No entanto, na segunda-feira, diante do aumento do número de casos e mortes por Covid-19, o petista antecipou a medida para as 20h.

Se o toque de recolher pode ser prorrogado, a situação pode ficar ainda mais restrita, caso os índices não caiam. Rui não descartou a possibilidade de lockdown, que seria a proibição de circulação durante o dia e fechamento total do comércio, como foi adotado em outros locais do país e do mundo.

“Pretendo sexta e sábado fazer uma reunião com prefeitos e tomar decisão no sábado. É importante que a gente possa anunciar com antecedência […] se todos colaborarem, talvez a gente não precisa fazer esse fechamento total. Mas se até sábado não conseguirmos resultado, teremos que anunciar”, declarou Rui Costa em participação no programa Balanço Geral, da TV Itapoan.