Após uma semana marcada por temporais, Salvador, deve ter apenas chuva fraca nesta sexta-feira (22). Contudo, devido ao solo encharcado, o alerta para riscos de deslizamentos de terra e desabamentos continua, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Para esta sexta, a previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia, períodos de nublado, com chuva a qualquer hora, mas em menor intensidade, em relação ao início da semana, com acumulado de até 50 milímetros. As temperaturas variam entre 23º e 28º.

No sábado (23), Salvador deverá ter apenas chuviscos e ventos moderados, com temperaturas entre 25º e 29º, e no domingo, chuvas isoladas e temperatura máxima de 30º.

Historicamente, os meses de abril e maio apresentam maior acumulado de chuvas na capital, e este ano uma frente fria oriunda do sudeste trouxe ainda mais temporal. Até o dia 21, abril já apresentava a segunda maior marca de precipitações na cidade desde 2015 (353,2 mm), perdendo apenas para 2020, que apresentou um índice de 545,5mm. Os dados são da Defesa Civil (Codesal).

Somente na quinta-feira (20), o último balanço divulgado pelo órgão apontava 289 ocorrências em Salvador. Já são mais de 1300 registros, em menos de uma semana, sendo os mais frequentes deslizamentos de terra, alagamentos e desabamentos diversos.

G1