Babosa no rosto combate espinhas e hidrata a pele. Aprenda como usar!

Usar babosa no rosto é um daqueles truques da vovó que até hoje faz sucesso. Isso porque a Aloe Vera é talvez um dos remédios fitoterápicos mais amplamente utilizados para pele e cabelos.

Quais os benefícios de passar babosa no rosto?

Age como um calmante pós-sol;
Trata queimaduras;
Funciona como secante de espinhas;
Hidrata a pele oleosa sem pesar;
Acalma a pele sensível;
Ajuda a clarear manchas com uso contínuo.

Quanto tempo deixar a babosa no rosto?

Isso depende do seu tipo de pele e efeito desejado, além é claro da receita caseira escolhida. Na máscara de argila com babosa, por exemplo, o indicado é deixar agir por 15 minutos no mínimo. Esse é o tempo semelhante das receitas de hidratação.

Embora seja desaconselhado por alguns profissionais, muitas adeptas passam o gel diariamente antes de dormir, em especial para o tratamento de acne. Na dúvida, consulte um dermatologista. De modo geral, a recomendação é usar o gel na pele até 3 vezes por semana.

Babosa no rosto para secar espinhas e combater a acne

Para começar, um dos usos mais conhecidos da babosa no rosto. Essa planta é certamente milagrosa no tratamento de espinhas. Devido aos efeitos anti-inflamatórios da aloe vera, o gel extraído das folhas pode ajudar a tratar formas inflamatórias da acne, como pústulas e nódulos.

Se o objetivo for secar uma espinha, aplique o gel com um cotonete diretamente sobre ela três vezes ao dia. Também vale misturar com óleo essencial de melaleuca, que possui efeito secante muito potente.

Como fazer gel de babosa?

Para usar aloe vera no rosto, é preciso extrair o gel da planta. Isso é muito simples, mas alguns cuidados devem ser observados.

Preste sempre atenção ao primeiro corte: ele irá eliminar uma gosminha amarela, que deve ser descartada antes do uso. Essa substância, chamada aloína, é um componente tóxico da planta, portanto jamais deve ser consumida ou mesmo utilizada na pele.

Portanto, faça o primeiro corte, espere escorrer a gosma amarela, descarte essa substância e lave a planta. Aí é só descascar e amassar bem, com auxílio de um garfo, até liberar o gel.

Outra dica mais prática é colocar a polpa da aloe vera no liquidificador e bater bem. Transfira para um pote e você já pode aplicar a babosa no rosto. Depois vale guardar na geladeira, em um pote de vidro bem vedado. Dura até 5 dias.

Efeitos colaterais e cuidados

Para finalizar, vale relembrar – mais uma vez – que mesmo que os ingredientes sejam naturais, eles devem ser utilizados com cuidado.

Evite usar babosa no rosto em caso de queimaduras graves, acne severa ou outras feridas abertas e de maior proporção. De fato, existem ainda algumas evidências de que o uso constante de babosa pode diminuir a capacidade natural da pele de curar feridas profundas relacionadas à cirurgias.