Um bebê sofreu uma queda logo após o parto e precisou levar 11 pontos na cabeça, na Maternidade Sofia Feldman, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A mãe, Josiane Marques Pereira, acusa o hospital de negligência e a Polícia Civil investiga o caso, que resultou em traumatismo craniano.O parto ocorreu em 6 de maio, mas o caso foi divulgado pelos familiares somente neste final de semana, depois que o susto passou e a recém-nascida recebeu alta do Hospital João XXIII, especializado em traumas, onde precisou passar por cirurgia.

Segundo o Boletim de Ocorrência da Polícia Militar, ao qual a reportagem teve acesso, a mãe disse que o atraso no atendimento e a demora excessiva para que fosse prontamente atendida por um médico causaram o incidente.Josiane alega negligência e afirmou aos policiais que foram 40 minutos de espera e, mesmo tendo avisado que a criança estava nascendo, uma enfermeira teria dito que ela teria que aguardar e depois andar até o quarto.

Leia a nota na íntegra do Sofia Feldman:

Com base na denúncia feita pela usuária Josiane Marques no dia 06/05, em que sua bebê nasceu no Pronto Atendimento do Hospital de maneira extremamente atípica.
O Hospital Sofia Feldman esclarece:
A paciente identificada como Josiane, chegou no hospital no dia 06/05, dando entrada no nosso Pronto Atendimento às 07h38, em seguida a usuária passou pelo processo de triagem. Durante o pré-atendimento ela foi classificada com a pulseira verde devido ao quadro de contrações leves e estáveis. Tudo de acordo com o protocolo de A&CR (Acolhimento com classificação de risco em obstetrícia), do Ministério da Saúde, podendo então esperar até 2 horas para ser atendida.

Às 08h30 a paciente apresentou queixas de aumento de contrações e pediu uma nova avaliação, que logo foi feita pela equipe, durante o tempo da 2ª avaliação uma sala ao lado estava disponível para reavaliação da gestante, que alegou que não conseguia se locomover até a sala. No momento em que a Enfermeira Obstétrica se preparava para realizar a assistência adequada no local a bolsa se rompeu junto com a descida extremamente rápida da criança que veio a tocar o chão devido a força de expulsão da contração.

Após o ocorrido, a criança foi imediatamente segurada e colocada no colo da mãe e seguiu imediatamente para avaliação da equipe de pediatria do hospital, que logo solicitou uma tomografia de crânio do bebê. Ela foi encaminhada para o Hospital Risoleta Neves para a realização do exame.
Com o resultado do exame em mãos a equipe assistencial do Hospital Sofia Feldman decidiu pela internação do RN em uma UTI, até que fosse transferido para o Hospital João XXIII, onde passou por procedimento cirúrgico.No momento do nascimento a gestante foi acolhida pela equipe recebendo alta no dia seguinte.”

F7 Notícias