Um bebê de dois meses morreu na madrugada desta segunda (12), dentro do Hospital Roberto Santos, em Salvador, depois de passar por três lavagens nasais na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Marback, que fica no bairro do Imbuí, na capital baiana. A família de Emanuel Pitanga é natural de Irará e o levou a um posto médico após ele apresentar um quadro de gripe. A equipe do posto médico sugeriu que a família viajasse a Salvador.

Na UPA a criança teria engasgado e sofreu duas paradas cardíacas depois do procedimento nasal. A vítima foi transferida para ala pediátrica do Hospital Roberto Santos, mas não resistiu. Os parentes alegam que houve erros nos procedimentos.

Em nota Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lamentou a morte do bebê e informou que “está apurando o caso com todo empenho, cuidado e atenção”. A gerência executiva do órgão disse que já tem equipe especializada na unidade terceirizada, e eles estão fazendo o levantamento de todo prontuário do paciente, passo a passo do atendimento e reunião com os profissionais envolvidos. Paralelamente, a SMS já notificou a organização social responsável pela gestão do Pronto Atendimento Alfredo Boureau, para que também acompanhe e preste todas as informações necessárias visando a elucidação do ocorrido.