Boldo: para que serve, como fazer o chá e contraindicações

Existem 2 tipos de boldo, o brasileiro é um pequeno arbusto, e o boldo-do-chile, que é uma árvore maior.

O boldo é uma planta medicinal, também conhecida como boldo-do-chile, boldo-afragans ou boldo-verdadeiro, muito utilizada como remédio caseiro para o fígado. Seu nome científico do boldo é Peumus boldus Molina e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Boldo brasileiro

Para que serve e benefício.

O boldo serve para tratar má digestão, problemas do fígado, litíase biliar, gota, obstipação, cistite, flatulência, dor de cabeça e suores frio. O boldo também é um bom remédio caseiro para limpar o sangue.

O chá de boldo não emagrece, mas pode ajudar a desinchar a barriga porque ajuda a combater os gases intestinais, deixando a barriga mais lisa.

Quando usado em excesso pode ser tóxico e promover as contrações uterinas, favorecendo o aborto, por isso em caso de gravidez ou suspeita de gravidez este chá deve ser evitado.

Propriedades medicinais do boldo

As propriedades do boldo incluem sua ação estimulante da vesícula biliar, diurética, antiespasmódica, anestésica, anti-séptica, antibacteriana, anti-inflamatória, antioxidante, depurativa, desintoxicante, estimulante, sedativa, tônica e vermífuga.

Como fazer o chá de boldo

As partes utilizadas do boldo são as suas folhas.

Chá de boldo: adicionar 1 colher de chá de folhas de boldo secas em 150 ml de água fervente. Deixar descansar por 10 minutos e tomar morno de 2 a 3 vezes ao dia, especialmente antes e depois das refeições.

Chá de boldo pode ser usado para tratar o coronavírus?

Não existem estudos que comprovem o efeito do chá de boldo contra o coronavírus. Além disso, os estudos feitos até ao momento não apontam que esta planta tenha forte ação antiviral. Dessa forma, o boldo não deve ser usado como remédio para tratar a infecção pelo novo coronavírus, a COVID-19.

Possíveis efeitos colaterais do boldo

Os efeitos colaterais do boldo incluem aborto, vômitos, diarreia e problemas no sistema nervoso.

Quando não deve ser usado

O boldo está contra indicado na gravidez porque pode ser abortivo e também para doentes com as vias biliares inflamadas e obstruídas, hepatite aguda ou pancreatite.

Tua Saúde