O presidente Jair Bolsonaro (PL) se irritou ao ser questionado pela jornalista Amanda Klein sobre a compra de imóveis em dinheiro vivo por ele e seus familiares. Desde 1990, Bolsonaro e familiares compraram 107 imóveis, dos quais ao menos 51 foram adquiridos total ou parcialmente com uso de dinheiro em espécie. A discussão aconteceu durante entrevista ao vivo no canal da Jovem Pan, na manhã desta terça-feira, 6.

No questionamento, Amanda Klein citou que as compras dos imóveis acontecem em meio a investigações da prática de “rachadinha” nos gabinetes de dois dos seus filhos, o vereador Carlos e o senador Flávio Bolsonaro. Ela também lembrou que o próprio presidentefoi investigado pela prática enquanto deputado.

“O seu filho Flávio negociou 20 imóveis nos últimos 16 anos, sendo que o último deles foi uma mansão de R$ 6 milhões em Brasília. Sua ex-mulher Ana Cristina Siqueira Valle mora em outra mansão, avaliada em R$ 3 milhões, em bairro nobre em Brasília, com seu filho Jair Renan, e ela é investigada por ter supostamente usado um laranja para adquirir esse imóvel. É importante esclarecer qual origem desses recursos, presidente”, questionou a jornalista.

Bolsonaro então se recusou a responder e citou a vida pessoal da jornalista, que tem um marido que é assumidamente seu eleitor. “Amanda, você é casada com uma pessoa que vota em mim. Não sei como é o teu convívio com ele na sua casa”, iniciou o presidente.

A jornalista retrucou dizendo que a sua vida particular não está em pauta. Bolsonaro questionou o porquê da sua estar e disse que a “acusação” da jornalista era “leviana”. Veja parte da discussão abaixo.

“Você quer me rotular de corrupto, Amanda?”, questionou. “Se a Folha [SIC] faz essa investigação sem pé nem cabeça para me atingir, me perseguem há mais de quatro anos, agora você, da Jovem Pan, vai querer endossar a Folha de S. Paulo [SIC]?”, disse o presidente, confundindo o jornal com o UOL.

“Você é casada com uma pessoa bem-sucedida economicamente, eu te vendo hoje a casa que vale milhões de reais. Você vai acreditar na imprensa, Amanda?. “Se pegar os bens do seu marido… Eu vou pedir, Amanda, respeitosamente, uma certidão do seu marido, no fórum, se por ventura ele tenha casas, imóveis, e quero ver, na escritura, quando ele comprou, se está escrito moeda corrente ou não. E aí, Amanda, vai estar escrito moeda corrente? Você vai falar o quê?”, acrescentou citando novamente o marido da jornalista.

Amanda Klein é casada com o empresário Paulo Ribeiro de Barros, assumidamente eleitor de Bolsonaro. A jornalista já relatou que “às vezes, dá briga no jantar” pelas divergências políticas.