O Ministério da Saúde divulgou, na noite desta quarta-feira (17), dados sobre a varíola dos macacos no Brasil. Conforme levantamento, já foram diagnosticados 3.359 casos positivos da doença, pouco mais que a Alemanha, que registrou 3.213. Com isso, o Brasil se tornou o terceiro país com mais registros confirmados para a monkeypox, atrás apenas da Espanha, com 5.968 casos, e dos Estados Unidos, que tem 13.517 diagnósticos.

O avanço da varíola no Brasil foi descrito novamente como preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), através da líder técnica do vírus, Rosamund Lewis, em entrevista coletiva. Segundo a especialista, o governo brasileiro precisa agir para conseguir frear o surto. “Dos países que têm tendência de preocupação, o Brasil é um deles. É importante que todas as intervenções de saúde disponíveis sejam executadas e que os indivíduos recebam as informações para se proteger.”, afirma Rosamund.

Entre os estados brasileiros, São Paulo é o estado com mais casos registrados, com 2.274. Já Acre, Tocantins e Paraíba são os estados que têm apenas um caso em seus territórios. A Bahia por sua vez, possui 26 diagnósticos do vírus.

O primeiro caso registrado em território brasileiro foi anunciado no dia 8 de junho, algumas semanas após outros países divulgarem os diagnósticos. Segundo informações divulgadas pelo portal R7, o surto começou em maio, com pacientes na Espanha e no Reino Unido.

Bnews