O prefeito Bruno Reis viajará a Brasília nesta quarta-feira (16/2) para acompanhar, no Senado Federal, a votação do Projeto de Lei (PL) 4.392/2021, que cria um programa de custeio da gratuidade do transporte coletivo para idosos. A agenda integra um compromisso da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) visando a obtenção de recursos da União para subsídio ao transporte público em todo o país, um dos setores mais impactados pela pandemia da Covid-19.

A intenção do projeto é que o governo federal contibua com alguma quantia, facilitando para as prefeituras negociarem com as empresas por tarifas mais baixas. “A equipe da FNP estará lá (em Brasília) para tirar dúvidas, assim como os prefeitos das capitais. Iremos fazer esse convencimento, esse corpo a corpo, para que essa matéria seja aprovada e avance para a Câmara. Sendo aprovada, poderemos garantir esse subsídio que é tão importante para sobrevivência do sistema de transporte público no Brasil”, afirmou Bruno Reis à imprensa, durante entrega da obra de drenagem do Canal da Terracon, em Valéria, nesta terça-feira (15/2).

O democrata já se reuniu, virtualmente, com outros dirigentes da FNP, quando os prefeitos relataram dificuldades de custeio na prestação do serviço de transporte público e que os municípios seguem mantendo funcionamento regular da frota de ônibus, mesmo com redução significativa de passageiros. Para eles, a situação é ainda mais grave nas grandes cidades, nas capitais e regiões metropolitanas.

Ainda no encontro, os gestores debateram a necessidade de mobilizar o Congresso para que a PL avance, uma vez que a iniciativa é considerada essencial para promover maior sustentabilidade ao sistema, evitando aumento de tarifas.