A estação mais quente do ano está, de fato, cada vez mais quente a cada ano que passa. As temperaturas, que já estão altas nesta primavera, prometem atingir picos ainda maiores com o início do verão. Por conta disso, alguns cuidados são essenciais para manter a saúde em dia e evitar colapsos.

1. Aumente o consumo de líquidos

Com a alta da temperatura, o corpo tende a trabalhar mais para se proteger produzindo mais suor para se refrigerar. Portanto, é importante beber bastante água e investir em outros líquidos, como água de coco e sucos naturais.


2. Cuidado com a alimentação

Refeições muito pesadas e gordurosas podem sobrecarregar o sistema digestivo e causar problemas gastrointestinais. Além disso, consumir alimentos pesados e estar exposto ao calor pode aumentar o risco de indisposição ou intoxicação alimentar, sintomas comuns durante o verão.

Para evitá-los, invista em consumir alimentos leves, como verduras, legumes e frutas, que são ricos em vitaminas e minerais e ainda ajudam a repor o conteúdo de água do corpo.


3. Controle a ingestão de bebidas alcoólicas

Apesar de ser o queridinho de muita gente, é preciso ter moderação na hora de consumir bebidas alcoólicas. Além de causar ressaca, o álcool estimula a micção e a transpiração, que aumentam a perda de água e pode causar desidratação.

4. Use protetor solar


A principal forma de se livrar do risco de desenvolver um câncer de pele é aplicar protetor solar diariamente. No entanto, é importante se atentar ao fator ideal do produto, além de evitar o sol entre 10 e 16h.

Para se proteger, recomenda-se utilizar um filtro solar com FPS 30 ou superior. No dia a dia, quando ficamos em ambientes fechados, a dica é aplicar o produto antes de sair de casa, na hora do almoço e no meio da tarde.

Em momentos de lazer ou de maior exposição, como idas à piscina e à praia ou se for praticar qualquer atividade ao ar livre, o protetor deve ser aplicado antes de vestir a roupa de banho e reforçado a cada duas horas ou sempre que você mergulhar ou transpirar.

5. Escolha roupas e acessórios leves e que aumentem a proteção

Mesmo utilizando protetor solar, a escolha da vestimenta faz total diferença nos dias de calor. O uso de chapéus, bonés, óculos escuros com proteção adequada e roupas de mangas compridas feitas de algodão podem livrar de queimaduras e vermelhidão.

Caso esteja muito calor dentro de um ambiente fechado, como a própria casa, opte sempre por utilizar roupas leves.


6. Fique atento aos sintomas de insolação

A hipetermia, popularmente conhecida como insolação, faz com que a temperatura corporal ultrapasse os 40ºC. Essa condição acontece quando os mecanismos de regulação da temperatura do corpo são sobrecarregados em situações como permanência em ambientes muito quentes, exposição desprotegida ao sol, esforço físico em excesso e desidratação.

Alguns dos principais sintomas são sudorese intensa, náuseas, dor de cabeça, tontura, confusão mental e convulsões.

Caso alguém apresente esses sintomas, leve-a para um local mais fresco e ventilado, deite-a e remova calçados e roupas apertadas. Ofereça água apenas se a pessoa estiver consciente e busque ajuda médica.

7. Redobre os cuidados com crianças e idosos

Idosos e crianças estão mais vulneráveis a desenvolver queimaduras solares, desidratação e insolação. Além de terem a pele naturalmente mais fina e sensível, o que aumenta o risco de vermelhidão e bolhas depois de uma exposição desprotegida ao sol, essas duas faixas etárias são mais propensas a sofrer insolação devido a um menor desempenho de seu sistema termorregulatório.


Os dois grupos, por muitas vezes, esquecem de tomar água. Por isso, é necessário oferecer mais líquidos a essas pessoas, de forma a evitar a desidratação.