O casarão que pegou fogo no bairro de nzaré, no Centro de Salvador, será parcialmente demolido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), nesta quinta-feira, 13. A necessidade da demolição parcial foi percebeida após análise de técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal) na última quarta-feira, 12.
De acordo com o chefe do setor de Resposta aos Desastres, José Roberto Casqueiro, o terceiro nível da fachada segue instável e por isso será demolido. Além disso, a Codesal também informou ter identificado o proprietário do imóvel e ele será notificado para as providências cabíveis.
Um grande incêndio tomou conta do imóvel por volta das 22h da terça-feira, 11, e foi debelado pelo Corpo de Bombeiros da Bahia após horas de combate as chamas na madrugada de quarta. Pelo menos 21 bombeiros militares, além de nove viaturas e um carro pipa da Limpurb, atuaram no combate.
O casarão que fica localizado na esquina próxima do fórum Ruy Barbosa, sentido Arena Fonte Nova. A estrutura possui três andares e fica ao lado de prédios residenciais e comerciais, na avenida Joana Angélica. No térreo do casarão funcionava uma loja de produtos naturais e um estabelecimento de empréstimo consignado.
Algumas providências foram tomadas para garantir a segurança de transeuntes, como a mudança do ponto de ônibus, que fica próximo à ocorrência, e monitoramento do semáforo, para evitar que veículos fiquem muito tempo parado junto a fachada em risco, demandas já executadas por equipe da Transalvador.
A Tarde