A cerveja produzida na Bahia voltou de Londres como uma das premiadas na 16ª. disputa equivalente ao campeonato mundial de uma das bebidas mais consumidas no mundo – e de maior associação com momentos de prazer.

As marcas artesanais Proa, Armalte e Mindubier conquistaram o exigente paladar dos especialistas em pubs, uma das marcas registradas do convívio informal menos restritivo característico dos ingleses.

As cervejarias premiadas são atendidas pelo Programa Aprimore, desenvolvido pelo Sebrae-Bahia, em sociedade com a Ambev, responsável pela inscrição das marcas vitoriosas em Londres.

– Nós disputamos com cervejarias nacionais como a Bhoemia e a Colorado, que integram, inclusive, o portfólio da Ambev. Foi uma ótima experiência – aponta o gestor do Projeto de Bebidas do Sebrae Bahia e coordenador do Aprimore, Ítalo Guanais.

A competição é realizada em duas etapas, uma delas, a nacional, classifica os vencedores por estilo em cada país para a grande final em Londres, onde todas as cervejarias passam por nova avaliação.

Na etapa brasileira, saíram campeãs, com direito a uma belíssima medalha de ouro, as cervejaria Mindubier (MinduIPA); Cervejaria Artmalte (Sour com Morango); Proa (Sour de Caju); e Proa (Cerveja Caramelo Salgado).

Na etapa internacional, a Cervejaria Proa, com a Sour de Caju, venceu na categoria Flavoured Wild & Sour Beer enquanto a Artmalte, com a Sour de Morango, venceu a classe Catharina Sour.

Além de favorecer o intercâmbio entre cervejeiros, tendo como efeito a transição dos conhecimentos sobre a bebida, a competição amplia a visibilidade das marcas e, portanto, pode favorecer bons – e novos – negócios.

Universidade para todos

Uma frente ampla de universidades públicas estaduais baianas começa hoje a capacitar a primeira turma de um programa de educação formal voltado para cidadãs e cidadãos em situação de rua. Nesta etapa inicial, a começar hoje, as aulas serão ministradas por professores monitores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), uma das associadas ao projeto. Denominada “Programa Universidade Para Todos (UPT)”, a iniciativa conta também com a participação de docentes das estaduais Uesc, Uefs, Uesb e UFRB. O Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios Severino Vieira, no bairro de Nazaré, vai sediar a aula inaugural.

POUCAS & BOAS

A sessão solene para a concessão do título de Doutora Honoris Causa à Ivannide Santa Bárbara, movimenta hoje a partir das 19h o Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A proposta do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, recebeu grande número de cartas de apoio de entidades do movimento negro, de sindicatos, de movimentos sociais, de personalidades acadêmicas e da sociedade de Feira de Santana. Cidadã feirense, a homenageada participou do fortalecimento de movimentos sociais da cidade e da Uefs, como membro atuante do Movimento Negro Unificado e da Frente Negra Feirense (Frenefe).

Em Juazeiro acontece hoje o projeto UPB Itinerante com o tema ‘Incremento de Receitas Municipais e Execução de Convênios Estaduais e Federais’, através de parceria entre a União dos Municípios da Bahia e a prefeitura local. Com início às 8h no auditório do Serviço Nacional da Aprendizagem (Senar), o evento deve reunir prefeitos e equipes das gestões municipais de toda a região norte do Estado até quinta-feira.

O lançamento do Programa de Inclusão do Consumidor com Deficiência marcou ontem a comemoração dos 33 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), considerado um dos mais avançados do mundo em busca do equilíbrio nas relações de consumo. O evento ocorreu na sede do Procon Alagoinhas, que recebeu uma edição do CDC em braille para uso dos consumidores. Também a equipe que atua no local deverá passar por qualificação, a exemplo do Curso Introdutório Básico de Libras

A Tarde