Chá de graviola: para que serve ? aprenda a preparar.

O chá de graviola é ótimo para auxiliar no tratamento da diabetes e da hipertensão, mas também pode ajudar a diminuir a insônia, pois possui propriedades sedativas e calmantes.

Apesar de possuir diversos benefícios para a saúde, o chá de graviola deve ser consumido com moderação, pois o consumo excessivo pode resultar em efeitos colaterais, como hipotensão, náuseas e vômitos, por exemplo.

O chá de graviola é fácil e rápido de fazer, podendo ser consumidas 2 a 3 xícaras de chá de graviola por dia, de preferência após as refeições.

Ingredientes

10 g de folhas de graviola secas;
1 litro de água fervente.
Modo de preparo

Para fazer o chá, basta colocar as folhas de graviola na água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, deve-se coar e consumir quando estiver morno após as refeições.

Efeitos colaterais e contra-indicações do chá de graviola

Apesar da graviola possuir diversos benefícios, o consumo do chá de graviola deve ser orientado pelo fitoterapeuta ou nutricionista, pois o consumo em quantidades excessivas do chá de graviola pode resultar em náuseas, vômitos, diminuição brisca da pressão e alterações intestinais, uma vez que devido às suas propriedades antimicrobianas, é capaz de eliminar as bactérias boas do organismo quando consumida em excesso.

Além disso, o consumo de graviola pelas grávidas não é indicado devido ao fato de poder resultar em parto prematuro ou aborto.

A graviola tem propriedades terapêuticas que podem ser utilizada para auxiliar no tratamento de algumas doenças como:

Combater a diabetes – porque tem fibras que evitam que o açúcar aumente rapidamente no sangue.

Aliviar dores de reumatismo – pois tem propriedades antirreumáticas que ajudam a diminuir a inflamação e a dor.

Ajuda a tratar doenças de estômago, como úlcera e gastrite – porque tem propriedades anti-inflamatórias que diminuem a dor.

Diminuir a insônia – por ter propriedades sedativas que ajudam a adormecer.

Baixar a pressão arterial – pois é uma fruta diurética que ajuda a regular a pressão alta.

Além disso, devido às suas propriedades antioxidantes, a graviola melhora a aparência da pele e dos cabelos e fortalece o sistema imune.

Informação Nutricional da Graviola
Quantidade por 100 g de graviola
Energia 60 calorias
Proteínas 1,1 g
Gorduras 0,4 g
Carboidratos 14,9 g
Vitamina B1 100 mcg
Vitamina B2 50 mcg
Cálcio 24 g
Fósforo 28 g

Tua Saúde