O estado do Rio Grande do Sul foi atingido por uma ‘chuva preta’, nesta última terça-feira (10). As imagens do fenômeno foram registradas por moradores da região.

De acordo com Andrea Ramos, meteorologista da Climatempo, a chuva, que teve alteração em sua cor, é resultado das queimadas no país. As fumças de incêndios no Norte e Centro-Oeste acabaram chegadno à região.

“A gente tem um canal de vento que sai da Amazônia, passa pelo Centro-oeste e atinge também a região Sul”, explica ela.

A modificação na coloração da água das chuvas também é ocasionada pelas partículas de fuligem espalhadas na atmosfera. Para a meteorologista, além da chuva, a fumaça proveniente dos incêndios também gera o fenômeno conhecido como sol alaranjado.

“É uma evidência da presença de fuligem e fumaça na atmosfera. Ou seja, quando existem muitos poluentes, é gerado um reflexo. Quanto mais variar a coloração de laranja para vermelho, mais material particular têm na atmosfera”, ressaltou Andrea.

A meteorologista ainda aponta que para amenizar os riscos para a saúde é recomendado o uso de máscara, se manter hidratado, além de manter os ambientes mais úmidos.