A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou por uma atualização em junho deste ano. Na nova versão, no documento aparecem fotos de veículos que o motorista pode dirigir, traduzindo-os para outros idiomas, além de português, como inglês e espanhol, entre outras novidades. Confira o que eles estão a seguir!

Outra novidade é a implementação do direito internacional, como a lei usada em passaportes, conhecida como área legível por máquina ou área legível por máquina (MRZ). Esse recurso permite que o motorista embarque em postos de autoatendimento em aeroportos, por exemplo, utilizando a CNH.

A Carteira Internacional de Habilitação (PID) deve ser emitida pelo motorista qualificado no Brasil com a CNH final. Isso permitirá que ele dirija em países signatários da Convenção de Viena, bem como em países que atendam ao princípio da reciprocidade.

Vale ressaltar que os condutores com a CNH finalizada começam a trazer o documento impresso com a letra “D”, enquanto o cronista escreve “P”. Além disso, a natureza e nacionalidade do motorista, que antes não existia na forma anterior, começam a aparecer, bem como informações sobre restrições médicas e se o motorista exerce atividade remunerada (RAS).

CNH Digital

O novo documento reteve um código QR que dá acesso à versão digital do habilitação. Essa função, que foi implementada em 2017, pode ser referenciada por meio do aplicativo CdT (Carteira de Habilitação Digital) do Governo Federal.

Validade da CNH

De acordo com as novas regras do Código de Trânsito Brasileiro, a partir de abril de 2021, a CNH é válida de acordo com a idade do motorista. No caso temporário, permanecem em um período de um ano, mas em outros casos, são definidos da seguinte forma:

 

  • validade de três anos: motoristas até 49 anos;
  • validade de cinco anos: motoristas entre 50 e 69 anos;
  • Validade 10 anos: Motoristas com 70 anos ou mais.

 

Valor da CNH

O valor cobrado pela emissão do documento varia de acordo com a região. No entanto, estima-se que todo o processo custará até 3.000 reais. Cada Administração de Trânsito (Detran) lista seus preços, assim como as autoescolas.

Em São Paulo, o valor do roubo da CNH em 2022 varia de acordo com a região. Em geral, um exame médico custa em média 105,50 reais, uma avaliação psicológica de 123,08 reais, um exame teórico de 43,96 reias brasileiras, práticos 43,96 reais, a taxa de emissão de uma carteira de habilitação de 116,50 reais, além, claro, dos valores determinados pelo curso de autoescola.