Conhecido como “Cometa do Século”, o C/2023 A3, aguardado pelos admiradores da astronomia, poderá ser visto a olho nu na próxima semana no Brasil. Para ver o cometa é preciso seguir algumas dicas essenciais, são elas:
Cometa vai ficar visível a partir de 15 de setembro;
Basta olhar para a direção leste;
É preciso acordar cedo: fenômeno ocorre antes do nascer do sol;
Uso de instrumentos como binóculos ou lunetas é indicado;
Ele vai estar visível em no Hemisfério Sul, sem grande diferença entre as cidades brasileiras. Segundo especialistas, mais próximo ao mês de outubro o cometa vai alcançar o seu brilho máximo chegando a uma magnitude de 3,0 ou 2,0 (quanto menor esse número, mais brilhante é o objeto)
A expectativa é que seu aparecimento traga um brilho tão intenso como o do cometa Hale-Bopp (a magnitude do Hale-Bopp também foi perto de 3), que passou pela Terra em 1997
Descoberto em janeiro de 2023 de forma independente, por dois observatórios, o C/2023 A3 já está se tornando mais brilhante para a observação, com uma magnitude atual perto de 6. Para localizar o C/2023 A3 no céu, aplicativos de observação de estrelas para celular como o Star Walk 2 ou o Sky Tonight podem ser úteis, já que permitem a identificação de diversos objetos astronômicos, além de cometas.