O mais novo desafio que está circulando na internet, de “fumar cotonete”, está viralizando no TikTokBrasil entre diversos usuários e vem preocupando pais, responsáveis e especialistas que vêm alertando os riscos à saúde causados pela trend.

Por conta da queima do cotonete, ocorre a liberação de substâncias tóxicas que podem causar doenças respiratórias, e, devido ao uso prolongado, o surgimento de câncer.

Nos vídeos, adolescentes acendem a haste flexível, que é conhecida como “cotonete” e, em seguida, inalam a fumaça produzida pela queima do algodão e do plástico da haste.

“Estudos científicos ainda vão se aprofundar sobre os riscos, mas, em princípio, o plástico quando submetido à combustão libera substâncias comprovadamente cancerígenas. Ou seja, a exposição por um longo prazo pode aumentar, inclusive, o risco de câncer”, alerta Cláudio Luiz Ferraz, pneumologista da BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Além disso, o algodão tem fibras orgânicas que, quando submetidas à queima, liberam substâncias tóxicas que causam inflamação. “Podendo ocasionar um estreitamento das vias aéreas, que pode provocar tosse, falta de ar, chiado no peito, broncoespasmos e internações”, acrescenta o médico. Ainda pode haver uma queimadura nos lábios e na face caso o fogo se expanda após a queima do plástico.

Desafios perigosos à saúde do jovem vêm se tornando frequentes na internet após o engajamento desse tipo de conteúdo crescer entre os internautas, como o Baleia Azul, que promovia o suicídio entre adolescentes, e o Momo, que também viralizou no TikTok, com uma obra de arte que assustava crianças.

BNews