[ad_1]
Devido aos cortes no Bolsa Família, realizados através da averiguação cadastral, muitos beneficiários do programa social temem não receber a parcela deste mês. Diante disso, é importante esclarecer que os cortes não acontecem sem antes ocorrer uma notificação. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), pasta responsável pelo programa, a família receberá uma notificação por meio do extrato de pagamento. Para consultá-lo, basta acessar o aplicativo do Bolsa Família. Quer saber mais detalhes sobre? Então, veja a seguir.
Notificação de corte do Bolsa Família
Primeiramente, cabe dizer que o Governo Federal pode notificar o beneficiário em três fases da averiguação, sendo:
- No momento de convocação – para o beneficiário comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para atualizar seus dados no Cadastro Único;
- Quando o bloqueio do benefício ocorre devido a irregularidades;
- E ainda quando há o cancelamento do benefício, se a família não atender a convocação para prestar esclarecimento ou quando são descobertas fraudes e não conformidade da família às exigências do programa social.
Como consultar?
De todo modo, para saber com detalhes as informações sobre o seu benefício, inclusive se continuar no programa e se deve receber uma parcela de abril, o beneficiário pode utilizar os canais oficiais de atendimento disponibilizados pelo MDS. Por exemplo, é possível entrar em contato com a pasta pelo número 121, cujo horário de funcionamento respeita os seguintes limites:
- De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; e
- Atendimento eletrônico todos os dias da semana, 24 horas por dia.
Além disso, se preferir, o cidadão utilizar a central “Fale Conosco”, por meio do site www.mds.gov.br. A princípio, na página é possível registrar sua demanda pelo formulário eletrônico. Além disso, também é possível entrar em contato através do aplicativo Bolsa Família, que permite ao responsável familiar consultar informações sobre o benefício, como a situação e o valor das parcelas (veja o link abaixo). E, por fim, há ainda o Portal Cidadão da Caixa, onde a consulta pode ser feita pelo link https://cidadao.caixa.gov.br/ eo acesso com o CPF e senha.