A perda de peso não acontece em um piscar de olhos. Em boa parte das vezes, os quilos a mais vieram em consequência de hábitos ruins e modificá-los com o objetivo de alcançar uma vida mais saudável e uma silhueta com menos gordura corporal pode demorar um pouco.

A alimentação tem um papel chave no processo de emagrecimento. Para queimar gordura corporal, é muito importante fazer as escolhas certas. O ideal é que carboidratos, proteínas e gorduras estejam presentes na dieta, mas que o tipo de alimento e as quantidades sejam balanceadas de acordo com as necessidades energéticas individuais.

O nutricionista Bruno Redondo ensina, por exemplo, que as proteínas escolhidas devem ser carnes magras e, de preferência, brancas, como as de peixe e frango. De maneira semelhante, os carboidratos de alto índice glicêmico, como arroz, pão, pizza, alguns tipos de batata e alimentos açucarados, precisam ser substituídos por versões de maior valor nutricional.

Em relação às gorduras, a ordem é privilegiar as gorduras insaturadas em relação às outras. “É muito importante prestar atenção nos tipos de gordura. O consumo, em excesso, de gorduras saturadas faz mal ao organismo, quando comparado à ingestão regular do tipo de gordura mais saudável”, explica o nutricionista Bruno Redondo.

Veja hábitos alimentares que ajudam na queima de gordura:

O nutricionista elencou alguns hábitos que devem ser incluídos na rotina para acelerar a queima de gordura. Ele ressalta, entretanto, que eles não funcionam de maneira isolada e precisam estar associados a uma vida equilibrada, com exercício físico regular. Confira:

  1. Manter o déficit calórico: para queimar gordura, é necessário uma dieta em que o indivíduo coma menos do que o que gasta de energia. Com essa fórmula, o estoque de gordura é eliminado para manter a energia necessária ao cumprimento das atividades diárias;
  2. Incluir legumes e verduras: esses alimentos ajudam a acelerar o metabolismo naturalmente e a queimar calorias, além de aumentarem a sensação de saciedade;
  3. Aumentar o consumo de fibras: as fibras, presentes em alimentos como aveia, cereais e no pão integral, ajudam a aumentar a sensação de saciedade e colaboram para o funcionamento do intestino;
  4.  Ingerir mais água: manter-se hidratado colabora para o funcionamento do intestino, para a construção de massa magra e também aumenta a sensação de saciedade.

Melhores dietas para comer de maneira saudável: