Alimentos que aumentam a imunidade são principalmente frutas e vegetais, como morangos, laranjas e brócolis, mas também sementes, nozes e peixes, pois são ricos em nutrientes que ajudam na formação de células do sistema imunológico.

Esses alimentos também ajudam a proteger as células do corpo de mudanças que podem levar a problemas como o câncer, além de ajudar a combater infecções, sejam bacterianas, fúngicas ou virais, e reduzir processos inflamatórios que podem ocorrer no corpo.

Assim, alguns alimentos com excelentes propriedades que podem ser indicados para aumentar o funcionamento do sistema imunológico são:

1. Morangos.

Os morangos são ricos em vitamina C, um tipo de vitamina que ajuda a fortalecer as defesas naturais do corpo porque aumenta a produção de células do sistema imunológico, aumentando a resistência à infecção.

Alguns estudos sugerem que a vitamina C pode ser um nutriente importante na prevenção de infecções respiratórias e sistêmicas, e recomenda-se consumir entre 100 e 200 mg de vitamina C por dia, a fim de prevenir doenças. Outros alimentos ricos em vitamina C são, por exemplo, brócolis, acerola, laranja ou kiwi. Veja outros alimentos ricos em vitamina C para incluir na dieta.

2. Batata doce

As batatas doces são ricas em vitamina A, C e outros compostos antioxidantes que ajudam a desenvolver e fortalecer o sistema imunológico. De acordo com inúmeros estudos, a vitamina A tem um efeito terapêutico no tratamento de várias doenças infecciosas, e é importante incluir alimentos ricos nessa vitamina nos alimentos.

3. Salmão

Por ser rico em ômega-3, o salmão prefere regular as células de defesa do sistema imunológico, juntamente com a presença de poderosas propriedades anti-inflamatórias que melhoram toda a saúde em geral, especialmente o sistema cardiovascular. Veja outros alimentos ricos em ômega-3.

4. Sementes de girassol

Como é rica em vitamina E, um poderoso antioxidante, as sementes de girassol ajudam a proteger as células do corpo de substâncias tóxicas, radiação e radicais livres.

Além disso, essas sementes também são ricas em zinco, um mineral muito importante para o bom funcionamento do sistema imunológico.

5. Iogurte natural

O iogurte natural é rico em probióticos que são bactérias “boas” para os intestinos, ajudando a regular a resposta do sistema imunológico a um agente contagioso, além de fortalecer e aumentar todas as defesas do corpo.

Confira os outros benefícios dos probióticos para a saúde.

6. Frutas secas

Frutas secas, como amêndoas, amendoim, castanha-do-pará ou caju, são ricas em zinco, que funciona na reparação de tecidos e na cicatrização de feridas.

Além disso, o zinco também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e ativação de linfócitos T, que são células de defesa muito importantes para o sistema imunológico.

7. Spirulina

A espirulina é um tipo de alga marinha usada como suplemento alimentar porque contém muitos compostos que exercem propriedades imunostimulantes e antioxidantes, como insulina, clorofila e ficocyanina, que ajudam a melhorar o sistema imunológico porque estimulam a produção de células de defesa no corpo, além de terem propriedades anti-inflamatórias.

Este suplemento pode ser encontrado em pó, pode ser adicionado em sucos e vitaminas, por exemplo, ou consumido na forma de cápsulas. Veja como usar a espirulina e aprenda sobre outros benefícios.

8.Linhaça

O consumo regular de linhaça, seja na forma de sementes ou óleo, promove o aumento das defesas do corpo, uma vez que é um alimento rico em ômega-3, lignana e fibras, que ativam e estimulam as células do sistema imunológico, exercendo uma função anti-inflamatória.

As sílses podem ser usadas na preparação de bolos, pães, vitaminas e sucos ou também podem ser adicionadas em iogurte ou saladas.

9. Alho

O alho é um dos alimentos mais famosos e amplamente utilizados para aumentar as defesas do corpo. Isso porque contém um composto de enxofre chamado allicin, que tem atividade antimicrobiana, que previne o crescimento e a disseminação de bactérias, vírus e fungos.

Além disso, também ajuda a eliminar toxinas patogênicas e bactérias que afetam os micróbios normais do intestino, bem como reduzir a resposta inflamatória do corpo regulando e ativando a resposta do sistema imunológico.

10. Cúrcuma

A cúrcuma é uma raiz que contém um composto chamado curcumina, que age como um antioxidante, protegendo as células do corpo de danos causados por radicais livres. Além disso, estimula a produção de células T pelo sistema imunológico, que são as células responsáveis pela imunidade celular e que trabalham destruindo células infectadas e ativando macrófagos.

Esta raiz pode ser consumida em pó para temperar alimentos, mas também pode ser consumida em lotes ou em cápsulas. Saiba mais sobre a cúrcuma e seus benefícios.

11. Amêndoas

Por ser rica em vitamina E (24 mg por 100 g), o consumo de amêndoas exerce propriedades imunomodulatórias, já que essa vitamina, além de ser antioxidante, ajuda a regular e estimular as células do sistema imunológico, como células T, macrófagos e células dendríticas, reduzindo a incidência de doenças infecciosas.

Por essa razão, consumir de 6 a 12 amêndoas por dia em um lanche ou salada pode ajudar a aumentar as defesas do corpo.

12. Gengibre

O gengibre é uma raiz que contém gengibre e outros compostos que exercem propriedades antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a prevenir infecções bacterianas, fúngicas e virais, bem como o desenvolvimento de muitas doenças crônicas como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

Esta raiz pode ser usada em sua forma natural ou como pó para marinar alimentos, e também pode ser consumida na forma de chá ou cápsula.

Túa saúde