Os sintomas de colesterol alto, em geral, não existem, só sendo possível identificar o problema através do exame de sangue. Porém, o excesso de colesterol pode levar ao depósito de gordura no fígado, o que, em algumas pessoas, pode gerar sinais como:

1- Bolinhas de gordura na pele, conhecido como xantelasma;
2- Inchaço do abdômen sem razão aparente;
3- Aumento da sensibilidade na região da barriga.

O xantelasma forma-se nos tendões e na pele, e é caracterizado pelo surgimento de carocinhos de diversos tamanhos, geralmente rosados e com bordas bem definidas. Eles aparecem em grupos, numa determinada região, como no antebraço, nas mãos ou em volta dos olhos.

O inchaço abdominal e a sensibilidade nessa região normalmente são provocados pelo aumento do fígado e do baço que ocorre quando as concentrações de triglicerídeos no sangue atingem valores próximos ou superiores a 800 mg/dl de sangue, podendo até produzir outros sintomas como dor abdominal intensa e náuseas frequentes.

Como os níveis de colesterol têm que estar muito altos para o surgimento destes sintomas, na maioria das vezes a pessoa nem sabe que está com o problema, facilitando a sua progressão.

Como confirmar se é colesterol alto

A única maneira fiável de confirmar se o colesterol está alto ou não é através de um exame de sangue para avaliar as quantidades de colesterol total, ruim, bom e triglicerídeos. Esse exame é relativamente simples e pode ser feito com jejum de até 12 horas, sendo importante informar ao laboratório se está ou não sem comer antes de realizar o exame.

O que causa o colesterol alto

A principal causa do colesterol alto é ter uma alimentação pouco saudável, rica em alimentos com gordura como queijos amarelos, embutidos, frituras ou produtos industrializados, o que faz com que o colesterol no sangue aumente muito rápido, não permitindo que o corpo o elimine adequadamente.

No entanto, a falta de exercício físico ou os hábitos de vida pouco saudáveis, como o cigarro ou o consumo de álcool, também aumentam o risco de ter mais colesterol ruim.
Além disso, existem ainda pessoas que sofrem com colesterol alto hereditário, que acontece mesmo quando têm cuidado com a alimentação e fazem exercício físico, estando relacionado com uma tendência genética para a doença e que, normalmente, também afeta outros membros da família.

A melhor forma de reduzir o colesterol alto e evitar o uso de remédios é fazer atividade física regularmente e ter uma alimentação saudável, pobre em gorduras e com bastante frutas e legumes. Além disso, também existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a desintoxicar o corpo e o fígado, eliminando o excesso de colesterol, como o chá-mate ou de alcachofra, por exemplo.

No entanto, existem casos em que é muito difícil reduzir o colesterol e, por isso, o médico pode receitar o uso de alguns remédios que ajudam o corpo a eliminar a substância, especialmente em casos hereditários.

É importante manter o colesterol controlado porque sua alta pode ter graves consequências para a saúde que incluem aterosclerose, pressão alta, insuficiência cardíaca e infarto.

Com informações do portal Tua Saúde