O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um dos principais documentos de identificação brasileiros, sendo mais especificamente o registro dos indivíduos perante a Receita Federal brasileira. Dessa forma, qualquer pessoa que seja natural do país pode se inscrever.

Assim, cada um terá acesso a um número de inscrição do CPF específico, que não deverá ser transferido durante toda a vida, ou seja, ele só poderá ser alterado em caso de decisão judicial. O documento ainda é utilizado para identificar as pessoas que estão inadimplentes.

No entanto, alguns brasileiros relataram que o seu CPF foi negativado de maneira impossível. Portanto, confira o que deve ser feito nesse caso.

Brasileiros relatam que o seu CPF foi negativado de maneira incorreta.Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que fazer caso o CPF seja negativado mente impossível?

Muitas pessoas relatam que o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) foi negado de maneira impossível. A situação acontece de forma BASTANTE recorrente e quando os cidadãos veem o seu nome já se encontram na lista de inadimplentes de órgãos como o SPC e Serasa.

O Serasa e o SPC são empresas responsáveis ​​por realizar uma análise do histórico da vida financeira de todos os consumidores brasileiros que estão ativos. Sendo assim, independente do serviço contratado ou produto que você venha a comprar, as empresas aguardam do feito.

A partir disso, as organizações são capazes de fornecer um histórico financeiro dos consumidores. Isso faz com que alguns cidadãos sejam considerados maus pagadores enquanto outros são considerados bons pagadores. No caso das pessoas que possuem o Score baixo por serem mau pagadoras, elas podem acabar tendo o seu nome cadastrado na lista de inadimplentes.

Diante disso, o negativado ficará impedido de realizar diversas transações financeiras, como contratar empréstimos ou ter acesso a um bom limite no cartão de crédito. Isso porque as instituições financeiras analisam o perfil dos clientes antes de fechar um negócio.

Em casos onde o seu CPF foi negativado de forma inadimplente, é necessário entrar em contato diretamente com o órgão responsável para cadastrar seu nome na lista de inadimplentes.

Confira também: Se você possui dívidas ativas no seu CPF há mais de 5 anos, preste atenção a este comunicado

Consequências de estar com o nome sujo

Estar com o nome sujo pode ter diversas preservação. A primeira delas consiste em ter dificuldades para contratar qualquer espécie de crédito e até mesmo abrir uma conta bancária. Isso porque as instituições financeiras não gostam de se comprometer com quem é considerado um mau pagador.

Outra consequência é para realizar compras a prazo, pois os estabelecimentos que trabalham com esta modalidade de venda também costumam analisar o histórico financeiro de quem deseja contratar o serviço. Diante disso, uma pessoa que está com o nome sujo tem um poder limitado de compras.

Vale ressaltar ainda que é importante limpar o seu nome o mais rápido possível para voltar a ter controle da sua vida financeira e também porque quanto mais tempo as dívidas estão em atraso, maiores serão os juros e multas.

Saiba mais: Ainda dá tempo de pagar minhas DÍVIDAS com 99% de DESCONTO? Saiba até quando dura o Feirão do Serasa



Uol