Uma operação da Polícia Civil da Bahia, denominada como ‘Falsas Promessas’, foi deflagrada em Salvador e outras cidades do interior, na manhã desta quinta-feira (5). A ação em combate à lavagem de dinheiro por meio de jogos de azar resultou na prisão de influenciadores baiaos famosos, a exemplo Ramhon Dias e Nanan Premiações.

Após o cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão, em diferentes endereços, a PC-BA apresentou detalhes da operação e da investigação. Em entrevista à imprensa, a delegada-geral Heloísa Brito explicou a associação entre os blogueiros e uma facção criminosa, e como faziam o uso do dinheiro oriundo do tráfico de drogas.

“O tráfico de drogas contratavam essas pessoas que faziam esses sorteios, faziam essas rifas, arrecadavam uma parte do dinheiro, mas muito desse dinheiro já era do tráfico. A partir daí, ele fazia o sorteio, esses influencers adiquiriam bens, muitos carros ou joias, e limpava esse dinheiro, que passava a ser lícito. Comprava no mercado e depois poderia devolver para o tráfico de drogas. Era uma forma de legalizar”, detalhou.


” Elas recebiam e era notório, pois pessoas com renda de 3 a 4 mil reais, elas movimentavam mais de 1 milhão de reais por ano, o que foi visto através de relatórios financeiros, e óbvio que ela ficava com o percentual, que dependia de cada acerto pessoal, mas que podia ser visto através das redes sociais com a exibição de casas de grande valor, carros, joias […] A grande maioria dos prêmios eram pagos, mas o valor que arrecadava era muito maior do declarado, que era a forma da entrada do dinheiro. Faziam questão de pagar os prêmios para ter a credibilidade das pessoas. Em nossas investigações mostra o enriquecimento enorme dessas pessoas e faziam nos próprios CPFs”, completa.