Desde que o mundo é mundo, a humanidade está em busca de juventude e longevidade. Além dos diversos tratamentos e produtos de skincare do mercado, existe um ingrediente disponível na natureza que promete ser uma potência antienvelhecimento: o cogumelo reishi.

Também conhecido pelo seu nome científico, Ganoderma lucidum, ele é famoso pela alcunha de “cogumelo da imortalidade”. Entre seus benefícios, estão as propriedades antioxidante, anti-inflamatória e desintoxicante.

Por conta disso, por volta de 2020, o reishi estourou e virou o queridinho dos cosméticos e suplementos alimentares. À revista Byrdie, a dermatologista Jeannette Graf e a nutricionista Jeanette Kimszal explicaram os bens que o ingrediente pode fazer para a pele e para a saúde, respectivamente, e a coluna entrega.

Combate os radicais livres

“Os cogumelos Reishi sustentam os níveis de dois dos antioxidantes mais poderosos da pele, a ergotioneína e a glutationa reduzida (…) Eles previnem o envelhecimento prematuro e a formação de radicais livres, e também aumentam a proteção solar.”

Alivia a vermelhidão e a irritação

Jeannette afirma que a inflamação é o primeiro passo no envelhecimento da pele, e que “as propriedades adaptogênicas de reforço imunológico dos cogumelos reishi resultam em uma pele acalmada e acalmada, bem como na redução da vermelhidão.”

Hidrata profundamente

“Os polissacarídeos do cogumelo reishi fornecem benefícios umectantes e profundamente hidratantes”, diz Graf. Logo, eles também podem diminuir linhas finas e rugas, além de reparar e reforçar a barreira de umidade.

Melhora cicatrizes de acne

“Na forma de extrato, os cogumelos reishi inibem a enzima tirosinase, produtora de melanina. Então, são úteis na redução da pigmentação e descoloração da pele.”

Aumenta os níveis de energia

“Os cogumelos Reishi podem combater a depressão e a fadiga”, diz Kimszal. Estudos apontam que, após oito semanas de suplementação com compostos de cogumelo reishi, a fadiga diminuiu em indivíduos com neurastenia — uma condição do sistema nervoso. “Dores e irritabilidade também diminuíram ao tomar suplementos de cogumelo reishi”, complementa a nutricionista.

Melhora o colesterol bom

De acordo com a especialista, os cogumelos reishi podem ajudar a melhorar o colesterol HDL entre pessoas com diabetes.

Aumenta o sistema imunológico

“Eles aumentam a produção de glóbulos brancos e possivelmente reduzem inflamações”, salienta. “Eles também demonstraram regular as citocinas TH2, sugerindo que podem ser um benefício no tratamento do câncer”.

Ditos os “milagres” que este cogumelo proporciona à saúde e à beleza, fica o questionamento: onde encontrar? Ele pode ser consumido de várias formas – desde o pó e as cápsulas até o café e os cosméticos.

Mas vale lembrar: por mais natural que seja, a depender da pessoa e do organismo, o reishi pode trazer efeitos colaterais. Logo, antes de começar a usá-lo, é sempre recomendável procurar a orientação de um especialista.

Metrópoles