A escova progressiva sem formol visa suavizar o cabelo, reduzir o frizz e deixar os fios mais secos e brilhantes sem a necessidade de usar produtos contendo formaldeído, pois além de representar um grande risco para a saúde, seu uso foi proibido pela ANVISA. Esse tipo de escova, além de melhorar a aparência dos cabelos, é capaz de estimular a produção de colágeno, tornando os fios mais saudáveis.

Esse tipo de escova progressiva geralmente dura 3 meses, podendo variar de acordo com o tipo de cabelo e a quantidade de lavagem por semana. Além disso, como o formol não é usado, geralmente após a primeira aplicação do produto, o cabelo não é completamente liso, deve ser feito novamente, e não deve ser usado em cabelos afro.

Devido à falta de formol, esse tipo de escova não causa efeitos colaterais, como queima, peeling de couro cabeludo, alergias ou queima dos olhos. No entanto, não é indicado que gestantes ou bebês realizem esse tipo de procedimento, a menos que tenham permissão do obstetra.

Como é feito?

É preferível realizar um pincel progressivo sem formaldeído em um salão de beleza e com um profissional especializado. Assim, este tipo de pincel é feito da seguinte forma:

Lave o cabelo com shampoo de limpeza profunda.

Seque o cabelo e aplique o fusível do produto no pavio, de modo que todo o cabelo esteja coberto com o produto, permitindo que ele trabalhe entre 15 e 30 minutos, dependendo do tipo de cabelo e do produto utilizado;

Em seguida, a chapinha deve estar por todo o cabelo, a uma temperatura abaixo de 210 ° C, fundir o pavio.

Depois que o cabelo esfriar, lave o cabelo com água morna e aplique um creme adequado para o procedimento, deixe agir por 2 minutos e depois enxágue-o com água morna;

Por fim, seque o cabelo com um secador de baixa temperatura sem escovar.

Vale ressaltar que o processo de aplicação e remoção do produto varia de acordo com a marca, sendo a mais utilizada Maria Scandal, ExoHair, Ykas e BlueMax, por exemplo.

Embora os produtos indiquem a ausência de formaldeído, é importante prestar atenção às substâncias constituintes, uma vez que algumas delas quando expostas a temperaturas mais altas podem ter o mesmo efeito que o formol. Por isso, é importante prestar atenção ao rótulo dos produtos antes de submetê-los ao procedimento.

Quanto tempo leva ?

Uma escova progressiva sem formol dura em média de 2 a 3 meses, dependendo da frequência com que uma pessoa lava o cabelo semanalmente e o tipo de cuidado que desfruta. Quanto menos cuidado você estiver com o cabelo, menos tempo essa escova vai durar. Mas se uma pessoa está interessada em usar bons produtos capilares e fazer hidratação semanalmente, então uma escova progressiva sem formaldeído pode durar mais tempo.

É importante que após a realização de uma escova progressiva sem formaldeído, a hidratação seja realizada regularmente, pelo menos uma vez por semana, para garantir o brilho, maciez e estrutura dos fios. Além disso, é importante evitar o uso de shampoos de limpeza profunda, bem como máscaras que têm o mesmo propósito, pois podem reduzir a durabilidade do pincel.

Rede Brasil News