Estudantes de cursinhos populares selecionados pelo Ministério da Educação (MEC) podem começar a se preparar com um respiro a mais no bolso. Está previsto um auxílio de R$ 200 por mês, durante seis meses, para ajudar a galera que está ralando para passar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O anúncio foi feito na quarta-feira (28), quando o MEC divulgou a lista das instituições habilitadas a participar do programa da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP). Apesar da liberação da lista, o governo federal ainda não cravou quantos estudantes vão ser beneficiados.

Agora, o próximo passo é realizar a terceira, e última, etapa do processo seletivo. O resultado final deve sair no dia 6 de junho.


Quem pode participar?
O auxílio mensal de R$ 200 é destinado exclusivamente pra estudantes matriculados nos cursinhos que forem selecionados pela CPOP. E tem prioridade garantida para quem se enquadra em alguns critérios:

Ter estudado em escola pública;
Ter renda familiar per capita de até um salário-mínimo;
Ser indígena, quilombola, negro ou pessoa com deficiência.


Além da grana, o que mais entra no pacote?
Além do dinheirinho mensal, os cursinhos contemplados pelo programa do MEC vão contar com:

Criada em 10 de março de 2025, pela assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana, a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) veio com a missão de fortalecer projetos comunitários que ajudam estudantes a se preparar para o Enem e outros vestibulares.


É um reforço importante pra garantir que a juventude tenha mais oportunidades de entrar na faculdade.