A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alertou para mais um golpe utilizando o nome da entidade, em que quadrilhas enviam mensagens de SMS usando o número 0800 referente a uma transação suspeita de valor alto em uma compra no varejo.

Os golpistas então solicitam que a vítima entre em contato com uma suposta central de atendimento para tirar dúvidas. Há casos também em que os bandidos usam nomes de bancos e de uma área de cartões de crédito para trazer maior credibilidade para a mensagem.

Segundo a Febraban, a entidade não tem relacionamento direto com clientes e usuários do sistema bancário e por isso não contata pessoas físicas ou jurídicas por SMS, ligação telefônica, carta, e-mail, WhatsApp ou quaisquer redes sociais, para realização de procedimentos de segurança ou para efetivação de operações financeiras.

“Se trata de golpe de engenharia social, que usa técnicas para enganar o indivíduo para que ele forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões e, principalmente, induzir a pessoa a realizar transações financeiras para o golpista”, aponta a federação.

Para esses casos, a Febraban aconselha que o cliente nunca deve fazer ligações para números de telefone (0800) recebidos através de SMS ou por outras mensagens. Os bancos ligam para os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca pedem dados como senhas, token e outros dados pessoais nestas ligações.

As instituições bancárias também não pedem para que clientes façam transferências ou Pix ou qualquer tipo de pagamento para supostamente regularizar problemas na conta. Os bancos não pedem para o cliente fazer um estorno de transação através de um telefonema.

A Tarde