No que já começou a acontecer desde a manhã desta sexta-feira, 24, os próximos dias em Salvador terão chuvas significativas por conta da atuação de uma frente fria, vinda da região Sul do Brasil, associada a um corredor de umidade, que configura um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

A previsão do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec) é de que as chuvas significativas, em grande quantidade, sigam até a próxima quinta-feira, 1º de dezembro.

Em função disso, a previsão é de céu nublado com chuvas fracas a moderadas, mas não se descarta a possibilidade de chuvas fortes. Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.

Ate às 10h desta sexta-feira, alguns bairros de Salvador tiveram expressivos acumulados de chuva, como é o caso de São Cristóvão (18,8mm), Caminho das Árvores (18,2mm), Pituaçu (16,6mm), Pernambués (16,4mm), Saramandaia (16,2mm) e Itapuã (15mm). A previsão para as próximas horas é de pancadas de chuva na parte norte da cidade.

Para o final de semana, no sábado, 26, e domingo, 27, a previsão é de céu nublado, com chances de até 90% de chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia, de acordo com boletim mais recente da Codesal.

Plantão

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

A Tarde