Diversos ambulantes estão presentes em uma espécie de ‘acampamento’ num viaduto localizado a aproximadamente 200 metros da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), siuado na Avenida Cardeal Avelar Brandão Villela, no bairro de Jardim Santo Inácio, em Salvador. Com o objetivo de conseguir oportunidades de vendas na Festa de Iemanjá, os profissionais informais não querem perder o cadastramento das vagas cativas.

É o que garante Rita de Cássia. Representante do grupo de ambulantes acampados, ela relatou, em entrevista ao BNews, que eles estão no local desde a última sexta-feira (13). Porém, o cadastramento está projetado para ser aberto a partir do dia 30 de janeiro, na própria sede do órgão da capital baiana.

“Eu estou aqui desde sexta-feira [13 de janeiro], para tentar conseguir essa licença, com o objetivo de conseguir. Porque se a gente não vier logo [para o credenciamento para trabalhar na festa de Iemanjá], a gente não vai conseguir. Do jeito que está o desemprego, além dessa pandemia [de Covid-19], a gente sabe que vai ser muita gente precisando [de oportunidade]. Como cheguei sexta, já sou [número] 40, se eu demorasse mais, que número iria pegar se chegasse depois?”, explica Rita.

O número de ambulantes no local chega a, pelo menos, 300. Já o evento está programado para ocorrer no dia 2 de fevereiro (uma quinta-feira).

A reportagem do BNews entrou em contato com a assessoria de comunicação da Semop para saber mais detalhes do cadastramento, mas, até o momento, não obteve retorno. O espaço segue aberto para mais informações.

BNews