Fornecimento de refeições no Hospital Roberto Santos é prejudicado por atraso de salários

Sabore CIA e Serviços de Alimentos LTDA pertence a nora do senador Ângelo Coronel.

O fornecimento das refeições dos pacientes e funcionários no Hospital Roberto Santos foi prejudicado na manhã desta quarta-feira (11). De acordo com apuração do Varela Notícias, a situação está relacionada ao atraso dos salários dos empregados da empresa Sabore CIA e Serviços de Alimentos LTDA, responsável pela distribuição de alimentos.

Segundo denúncia, a Sabore não realiza os pagamentos dos vencimentos há pelo menos três meses, além de não ter quitado a primeira parcela do décimo terceiro. Por conta dos atrasos, um grupo planeja realizar uma manifestação na porta do hospital na manhã desta quarta-feira (11).

Em contato com o VN, uma funcionária do Hospital Roberto Santos confirmou o protesto, lamentou a situação e questionou a falta de qualidade na prestação do serviço na unidade de saúde.

“Essa empresa está aqui infelizmente por questões políticas, porque é uma bosta”. E completou “O pessoal que trabalhou no serviço noturno é que está distribuindo o café da manhã dos pacientes. Eles já estão se reunindo”, desabafou.

Procurada pela equipe do Varela, a assessoria de comunicação do Roberto Santos apenas afirmou que o contrato da Sabore está diretamente ligado a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que comunicou que “está rigorosamente em dia com os pagamentos da empresa Sabore”.

Caso recorrente

Sediada no município de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, a Sabore Cia foi fundada em 2008 e tem como sócios Eduardo Abenheim, Thiago Passos Motta Carolina Pauperio e Mariana Martins, nora do senador Ângelo Coronel. A empresa atua na preparação de alimentos e transporte, além da montagem de cozinhas e refeitórios.

Em 2018, os terceirizados da empresa já haviam realizado uma paralisação por conta do atraso no pagamento dos salários. Na ocasião, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) afirmou que o movimento foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Refeições Coletivas e Afins no Estado da Bahia (Sintercoba).

Varela Notícias