A chuva que atinge Salvador, na manhã desta terça-feira (9), causa transtornos e deixa diversos pontos de alagamentos na cidade. A Ladeira da Montanha, um dos principais acessos entre as regiões das cidades alta e baixa foi interditada por causa do risco de deslizamento de pedras.

Em vídeos feitos por moradores de diversos pontos da capital baiana, é possível identificar vias alagadas e a força da água nas regiões.

De acordo com a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), até o momento, há registros de alagamentos na Avenida Régis Pacheco, no bairro do Uruguai, no Largo da Calçada e na região do Caminho de Areia. Outro local que registrou ruas alagadas foi a tradicional Feira de São Joaquim.

Também foi registrado a queda de uma árvore na Avenida Anita Garibaldi. Ninguém ficou ferido.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que a chuva siga na capital baiana até sábado (13), quando também há expectativa da presença de trovoadas.

Interdição da Ladeira da Montanha
Segundo a Codesal, a interdição da Ladeira da Montanha aconteceu após o órgão registrar um escorregamento de terra, que deixou algumas pedras instáveis na encosta.

A Codesal decidiu interditar a via, de maneira preventiva, para que seja feita uma análise de risco mais detalhada. Por causa da interdição na Ladeira da Montanha, cerca de 25 linhas de ônibus tiveram o itinerário alterado.

No ano passado, um casarão tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desabou no local, o que provocou a suspensão do tráfego na Ladeira da Montanha, importante ligação entre as cidades Baixa e Alta.

O imóvel pertence à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), assim como outros casarões na localidade. Para dar celeridade ao processo de estabilização da encosta na Ladeira da Montanha, a prefeitura chegou a elaborar um projeto para que a obra pudesse ser realizada e, assim, garantir a segurança de quem trafega pelo local. Contudo, a intervenção ainda não foi iniciada.

Alerta da Codesal

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu alerta, nesta terça, para o risco de deslizamentos de terra e alagamentos na cidade. Segundo o órgão, a expectativa é de que as chuvas que atingem a cidade desde o início do dia permaneçam nas próximas horas.

Dados da Codesal apontam que até as 9h08, os maiores acumulados de chuvas desta terça foram registrados nos bairros da Liberdade, Calçada, Lapinha, Bom Juá e Federação. As localidades atingiram 55,2 mm, 42,8 mm e 34,8mm, 17,6 mm e 17,1 mm de índice pluviométrico, respectivamente, nas última seis horas.

G1