Frio aumenta risco de covid-19 e de outras doenças respiratórias

O frio aumenta o risco de proliferação da covid-19 e de outras doenças respiratórias. Quando a temperatura cai, o ambiente pode se tornar propício para essa disseminação, conforme explica o pediatra infectologista Renato Kfouri, diretor da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).

“Alguns vírus têm por característica facilitar sua multiplicação em climas secos e frios. Os vírus do resfriado, da gripe e outros vírus respiratórios, em geral, tendem a essa característica, o que torna essas doenças sazonais“, afirma.

Outro fator que contribui para o aumento de casos de doenças respiratórias em baixas temperaturas é que as pessoas tendem a transitar em locais fechados e com pouca ventilação.

“É uma característica de muitos vírus respiratórios. Associado ao comportamento das pessoas, que, no frio, ficam mais próximas em ambientes mais fechados e menos ventilados, leva ao aumenta do risco de doenças respiratórias. Há um pico enorme, nesses meses de frio, de consultas, diagnósticos, hospitalizações e mortes por doenças respiratórias no mundo todo“, explica.

Fonte: R7.