O fundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, foi preso na noite do sábado (24), no aeroporto de Bourget, em Paris. Alvo de mandado de prisão como parte de uma investigação policial preliminar francesa, ele foi detido por volta das 20h (15h, no horário de Brasília), enquanto chegava ao aeroporto em seu jato particular.

De acordo com as emissoras francesas TF1 TV e a BFM TV, que citaram fontes anônimas, a investigação é voltada para a falta de moderação de conteúdo no Telegram. De acordo com a Justiça local, a não-cooperação com as autoridades caracteriza Durov como cúmplice de tráfico de drogas, crimes contra crianças e fraudes.


O Telegram

Segundo a Forbes, Durov possui uma fortuna estimada em US$ 15,5 bilhões. A sede do Telegram fica em Dubai, mas o seu criador nasceu na Rússia. Ele deixou o país em 2014 após se recusar a cumprir exigências para fechar comunidades de oposição na sua plataforma de mídia social VK, que ele vendeu.

Durov afirma ser pressionado por governos, mas que seu aplicativo   deve permanecer uma “plataforma neutra” e não um “jogador na geopolítica”. Atualmente a plataforma conta com 900 milhões de usuários ativos em todo o mundo.