Golpe do Pix! Dinheiro aparece na conta, fica preso e depois some

Está circulando pelas redes sociais e aplicativos de mensagem um alerta para um suposto novo tipo de golpe: o do Pix Agendado. Esta é uma função que permite aos usuários do Pix agendar um pagamento ou transferência para uma data futura, envia o comprovante e logo em seguida cancela o pagamento – e golpistas estão usando isso para tentar roubar as vítimas.

Um pagamento agendado pode ser cancelado a qualquer momento. Por isso, se alguém enviar uma mensagem afirmando que programou por engano uma transferência, ela mesmo pode voltar atrás.

O BC diz que todas as operações do PIX são rastreáveis e que, a mando das autoridades judiciais, pode identificar os titulares das contas de origem e de destino de toda e qualquer transação.
A ferramenta de PIX agendado está disponível desde o lançamento da modalidade, em novembro passado. Porém, nem todos os bancos disponibilizaram a opção ainda.

Como funcionaria o golpe do Pix Agendado?

De acordo com o alerta, o golpe do Pix Agendado funcionaria assim: a pessoa recebe uma notificação de transação de um desconhecido. Logo em seguida, ela recebe uma mensagem desesperada dessa mesma pessoa pedindo o dinheiro de volta o mais rápido possível – o objetivo é convencer a vítima a transferir na hora, por isso as justificativas são bem apelativas.

Como a primeira reação de muita gente é ajudar, a vítima pode acabar fazendo a transação “de volta”. E é aí que está o problema.

O Pix Agendado já está funcionando?

Sim! Desde que o Pix foi lançado, em novembro de 2020, Pix Agendado é uma função opcional às instituições participantes do Pix – ou seja, elas podem ou não oferecer. Com ela, os usuários podem agendar um Pix para uma data futura.

A partir de 1º de setembro de 2021, entretanto, essa função passará a ser obrigatória a todas as instituições participantes do Pix. Segundo o Banco Central, o objetivo desta mudança é garantir a todos os usuários do Pix a possibilidade de agendar um pagamento instantâneo.

O Pix é seguro?

Sim. Pode ficar tranquilo. O Pix é um meio de pagamento, assim como TED, DOC e boleto. Hoje, já existem golpes de falsos boletos, por exemplo, que funcionam de maneira similar. Não existe nenhuma falha na segurança do Pix: apenas golpistas usando antigos truques para tentar enganar as pessoas de novas formas.