De acordo com o site Bnews, Moradores do Condomínio Edifício Monte Líbano, no bairro da Graça, em Salvador questionam o recebimento de duas contas de energia da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) referentes ao mês de setembro. Cada apartamento possui contadores individuais e os recibos emitidos para cada apartamento são idênticos com todas as informações essenciais, como número do medidor e identificação de cada morador.

Ainda de acordo com a denunciante, os recibos com data limite correta para quitação dos valores seria no dia 17 de setembro. No entanto, um outro documento também da Coelba chegou para os moradores no dia 26 de setembro, com atraso, já que o vencimento que consta no recibo é do dia 25.

Os moradores suspeitam de uma nova modalidade de fraude, já que o síndico do edifício relatou aos condôminos que o funcionário da Coelba estava identificado, possuía o aparelho de aferição e emitiu na hora os documentos.

Os residentes suspeitam de funcionários da própria empresa pela estranheza da precisão de informações nos recibos. Chocados com a situação, eles procuraram o órgão e foram informados que no sistema não constava o pagamento das contas emitidas no dia 17 de setembro. Outra moradora relatou que buscou junto ao Banco do Brasil rastrear o destino do valor pago e que, até o momento, não conseguiram identificar a conta que deveria ser da Coelba.

Procurada pela reportagem, a Coelba informa que na última sexta-feira (27) identificou um problema operacional no processo de Leitura e Faturamento que afetou cinco clientes de um condomínio, que receberam duas faturas referentes ao mesmo período. “Ressaltamos que a primeira fatura emitida foi cancelada e foi gerada a segunda conta, com nova data de vencimento. Três clientes já foram contatados pela Coelba e a situação já foi resolvida. Neste momento, a empresa está em contato com os outros dois clientes para solucionar a situação”.

A Coelba lamentou o ocorrido e se colocou à disposição para mais esclarecimentos através dos canais de relacionamento