Praias francesas estão inundadas de um lodo verde mortal, capaz de “matar em segundos”, segundo especialistas. O medo foi tanto que muitas das praias estão fechadas desde o último dia 3.
Ele acrescentou que a substância tem uma consistência parecida com a de margarina.

O lixo radioativo tem sido armazenado em cápsulas de concreto armado e enterrado em local seguro, onde deve permanecer por milhões de anos até seu completo decaimento, quando então se estabiliza. O elemento netúnio, produto residual de reatores de urânio, pode representar um grave risco para a saúde caso escoe para o curso das águas subterrâneas, risco com duração de até cinco milhões de anos após sua deposição. O desafio tem sido encontrar novas formas que impeçam a contaminação radioativa e métodos de encapsulamento mais seguros.

Agora, pesquisadores da Universidade de Copenhague mostraram que esses resíduos perigosos podem ser capturados e contidos por um tipo específico de “gosma verde” que ocorre naturalmente em água pobre em oxigênio. O artigo sobre o estudo é de autoria do geoquímico Bo C. Christiansen e foi publicado na revista Geochimica et Cosmochimica Acta recentemente.