Na manhã desta quinta-feira (29), um homem de 30 anos foi preso em Toledo, no oeste do Paraná, depois de se recusar a receber atendimento e dirigir uma ambulância que havia sido chamada para socorrê-lo.
Câmeras de segurança capturaram o momento em que ele entra na ambulância e a leva embora em alta velocidade. O socorrista tentou correr atrás do veículo, mas não conseguiu impedir a fuga.
De acordo com o delegado da Polícia Civil responsável pela investigação, Rodrigo Baptista, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado a um hotel da cidade para atender um homem que estava bastante agitado e relatou sentir mal-estar.
Apesar da equipe estar pronta para atendê-lo, ele recusou o socorro. Aproveitando o momento em que o motorista se afastou do veículo, ele entrou na ambulância e, com a chave à mão, a dirigiu para longe.
A Guarda Civil encontrou a ambulância abandonada, cerca de 15 minutos depois, em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), aparentemente sem danos.
O homem foi localizado e levado à delegacia. De acordo com o delegado de plantão, ele foi ouvido e liberado em seguida.
Em nota, o SAMU informou que o veículo será submetido a uma vistoria para assegurar que não houve comprometimento. Após a inspeção, a ambulância retornará à base do SAMU e continuará a ser utilizada para o atendimento à população.