Homem com resultado positivo para coronavírus vai em dois bares: ‘vou espalhar o vírus’

Um homem de 50 anos espalhou o medo na cidade japonesa Gamagori. Após ter a confirmação médica de que estava contaminado com o coronavírus, ele foi até dois bares com a intenção deliberada de espalhar o microrganismo. A informação é do site Tokyo Reporter e foi divulgada nessa sexta-feira (6).

Conforme a plataforma, na última quarta-feira, a equipe médica liberou que o paciente fosse para casa. No entanto, ele deveria permanecer na residência até ser encaminhado para alguma instituição de tratamento. Porém, ele decidiu chamar um táxi e ir para o bar Izakaya. Antes de sair, ele chegou a dizer para um parente: “vou espalhar o vírus”.

Depois de se divertir no primeiro local, ele seguiu para o próximo com algumas mulheres. No estabelecimento, ele contou a todos: “eu testei positivo para o coronavírus”.

Polícia

Nesse momento, um funcionário do bar chamou a polícia. Membros da corporação precisaram buscar o homem usando roupas especiais de proteção. Os estabelecimentos necessitaram passar por um processo de esterilização médica.

O homem não apresentou sintomas para a doença e foi testado depois que os pais receberam o diagnóstico positivo para o vírus. Na quinta-feira, ele foi encaminhado para uma instituição médica.

Cuidados para não pegar o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.