O Ministério da Saúde divulgou, nesta segunda-feira (22), dados que indicam que, 93,2% dos casos de varíola dos macacos, são homens que foram diagnosticados, e 93,9% têm idade entre 18 e 49 anos. Os números foram apresentados pelo secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, durante o lançamento da Campanha Nacional de Prevenção à Varíola dos Macacos.

De todos os contaminados, 48,9% relata ter tido contato sexual com outros homens. 4,2% disseram ter tido relações sexuais por mulheres, e 3,7% confirmou a relação com ambos os gêneros. Outros 43,2% não informaram o histórico de sua vida íntima.

Durante o evento sobre a campanha, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, mencionou a importância de evitar a estigmatização da população LGBTQI+ devido ao surto da doença. Ele relembra que qualquer pessoa que entre em contato com as feridas provocadas pela varíola, pode se contaminar.

“Contato direto com pele ou com mucosas, que foi verificado, tem maior frequência em homens que fazem sexo com homens. Mas os outros que não estão nesse agrupamento também podem ter, basta que haja contato com a pele ou mucosas que tenham esse tipo de lesão”, disse o ministro.

BNews